metropoles.com

6 alimentos que toda mulher deve consumir para ter uma vida saudável

Linhaça, peixe, leite e até chocolate amargo devem entrar no cardápio de mulheres de todas as idades

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
batom, chocolate
1 de 1 batom, chocolate - Foto: iStock

Manter uma alimentação saudável é recomendação para qualquer pessoa. Algumas alterações no cardápio podem trazer inúmeros benefícios para a beleza, qualidade de vida e longevidade.

Mas existem comidas que trazem benefícios especificamente para as mulheres. Soja, linhaça e peixe, por exemplo, ajudam a diminuir sintomas da menopausa e da TPM. O leite, por outro lado, é um aliado no combate à osteoporose, doença típica feminina.

Para ter qualidade de vida ou melhorar os exames, confira seis alimentos que toda mulher deve consumir para ser mais saudável e prevenir doenças. Elas pouco alteram a rotina.

Soja orgânica

iStock
Durante o período da menopausa, a soja orgânica é altamente recomendável. “Ela é rica em isoflavonas — substância parecida estruturalmente com o hormônio estrogênio — e por isso o consumo auxilia na redução dos sintomas indesejados, regulando alterações hormonais e combatendo ondas de calor que acontecem neste estágio”, pontuou Priscila Teles, nutricionista do Mundo Verde.

Além disso, a ingestão diária de soja orgânica ajuda também no combate ao câncer de mama, doenças cardiovasculares, osteoporose, Alzheimer e diabetes.

Linhaça

iStock
Segundo a nutricionista da Sanavita, Andrea Hirga, a linhaça é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza e também uma importante fonte de lignanas — substância presente nas plantas. Por isso, as sementes (marrons ou douradas) podem desempenhar um papel na luta contra o câncer da mama, além de ajudar a diminuir o colesterol e amenizar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor.

A nutricionista Priscila recomenda comer diariamente de uma a duas colheres de sopa de linhaça diariamente, adicionada a outros alimentos e/ou bebidas.

Peixes

iStock
Este é outro alimento rico em ômega 3, além de vitamina D e ferro. Andrea Hirga explica que sardinhas, salmão e atum têm ação anti-inflamatória e ajudam a afastar a depressão e a controlar o colesterol. Esses alimentos contribuem também para o bem-estar, o bom humor e a longevidade.

Chocolate amargo

iStock

O queridinho das mulheres na TPM é também um grande aliado da saúde e da beleza, além de ajudar a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e de câncer, de acordo com Priscila.

O chocolate amargo ajuda no controle de sintomas de TPM (tensão pré-menstrual), pois possui nutrientes poderosos para o controle de ansiedade. Cerca de 30g ao dia é a quantidade ideal para obter os benefícios.

Leites e derivados

iStock
O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. Por isso, é essencial para a saúde dos ossos e dentes, além de prevenir a osteoporose. Quem tem restrição, pode trocá-lo por vegetais verdes e escuros que, segundo Andrea Hirga, também são fonte de cálcio.

Iogurtes e leites fermentados possuem em sua composição probióticos – bactérias boas que ocupam o nosso intestino e que, segundo Priscila, auxiliam na proteção da saúde, na melhora do sistema imunológico e na regulação intestinal.

Berries

iStock
Blueberries (mirtilos), strawberries (morangos), raspberries (framboesas), cranberry e gojiberries, conquistaram os consumidores por serem ricas em antioxidantes e flavonoides, que ajudam a amenizar os danos no organismo, principalmente na pele. Segundo Priscila, as frutas previnem o envelhecimento celular e o combate à celulite.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?