Saiba como o estresse e a ansiedade podem afetar sua enxaqueca

Especialistas dão dicas para prevenir as crises de dor de cabeça durante a pandemia

atualizado 23/06/2021 13:40

Mulher com enxaquecaGetty Images

A pandemia de Covid-19, a mudança de rotina, o distanciamento social e as incertezas quanto ao futuro aumentaram significativamente os níveis de estresse e ansiedade das pessoas, impactando a saúde física e mental. Uma das consequências disso, principalmente para quem já possui algum tipo de predisposição, são as temidas crises de dores de cabeça, também conhecidas como enxaquecas, que podem ter se acentuado nesse período.

Segundo Paolo Rubez, cirurgião plástico, isso acontece porque “nossas emoções influenciam fortemente o aparecimento do problema, já que, durante essas situações de alteração do humor, ocorrem mudanças na liberação das substâncias que o cérebro utiliza para minimizar a dor”, explica.

Mas, felizmente, é possível adotar alguns cuidados que vão ajudar a prevenir a recorrência dessas crises. Segundo Gabriel Novaes de Rezende Batistella, neuro-oncologista, não se deve menosprezar o valor de uma boa alimentação, uma rotina de exercícios físicos, meditação e tratamentos psicológicos. “Comprimidos não fazem milagres. Ir ao neurologista não resolverá tudo sem esforço por parte do paciente”, alerta o profissional.

O site Alto Astral, parceiro do Metrópoles, elencou outros cuidados para prevenir a enxaqueca. Leia clicando aqui.

Mais lidas
Últimas notícias