Mulher de Zezé, Graciele Lacerda dá 6 dicas a quem quer malhar em casa

A influenciadora também ensinou como realizar a inserção de alimentos pouco nutritivos na dieta

atualizado 03/04/2021 13:35

Cortesia

Se exercitar regularmente exige compromisso e gosto pela prática, afinal, fazer algo que aprecia é muito mais fácil do que apenas cumprir obrigações. Com a pandemia do novo coronavírus, idas à academia, ao clube ou a ciclovias tiveram que ser substituídas pelo exercício em casa. Mas, para alguns, retomar ou manter o ritmo das atividades na própria residência pode ser uma tarefa complicada.

A influenciadora Graciele Lacerda afirma que, apesar de difícil, seguir uma rotina diária de “ativamento” do corpo é essencial para ter qualidade de vida. No Instagram, a capixaba de 40 anos incentiva diariamente mais de 1,9 milhões de pessoas com dicas de exercícios físicos e alimentação saudável.

“A atividade física diária é o meu grande vício, pretendo fazer até quando estiver bem velhinha”, completa ela, que se exercita todos os dias, por uma hora.

0

O desejo de influenciar positivamente as pessoas deu origem ao projeto Eduque Seu Peso, realizado por Gracielle e pelo nutricionista André Sales. Formada em educação física, ela uniu seu conhecimento com os do parceiro, que ensina a como organizar a alimentação para emagrecer sem passar fome.

O programa on-line já atendeu mais de 6 mil pessoas, a maioria mulheres, e abrirá novas inscrições na próxima segunda-feira (5/4).

Um dos participantes da última edição foi o companheiro de Graciele, o cantor sertanejo Zezé di Camargo. Com o incentivo da esposa, o cantor aprendeu a importância de comer bem e viu resultados no corpo e na disposição. “Tudo o que falo na minha rede social repito para a família e amigos. Com ele, não seria diferente”, diz a capixaba.

Zeze di Camargo e Graciele
Os dois estão juntos desde 2014

Ao Metrópoles, ela listou seis dicas para continuar motivado a colocar o corpo em ação em casa.

Veja:

Foque na qualidade de vida

Tanto em relação à alimentação quanto aos exercícios físicos, a visão de longo prazo é essencial. Segundo Graciele, saber com precisão quais os benefícios da prática, com metas alcançáveis, torna a caminhada mais recompensadora.

“A primeira motivação que temos é a nossa saúde, depois, a melhora da nossa qualidade de vida. No meu caso foi assim, pois a minha mãe é diabética e, por acompanhar a luta, entendi que não queria isso para mim”, destaca a capixaba.

Comece devagar

Quem pretende voltar a se exercitar depois de um longo período parado não pode começar com a mesma intensidade de antes. Por isso, Graciele recomenda que o começo seja lento e gradual, dentro do limite de cada um.

“O ideal é ir aumentando o limite e, aos poucos, a intensidade, até para não sentir muitas dores e evitar se machucar por causa do esforço excessivo”, salienta a blogueira.

Não desanime

Dores musculares, desculpas para não realizar os exercícios e preguiça não podem ser maiores do que a vontade de largar o sedentarismo. Por isso, mesmo que o começo seja difícil e lento, é importante manter o ritmo. “O segredo é continuar, ainda que com baixa intensidade”, afirma Graciele.

0
Busque algo legal

“O grande segredo de gostar de fazer atividade física é encontrar algo que você goste e não fazer por obrigação”, destaca Graciele. A dica é útil, inclusive, para quem se sente desanimado em seguir com a prática.

“Se não gosta de musculação, procure fazer um exercício funcional. Se não gosta de academia, faça uma corrida ou ande de bicicleta pelo bairro e por aí vai. O que não pode é ficar parado”, diz.

Faça todo dia

Se o objetivo é chegar aos 40 anos, assim como Graciele, com a saúde em dia e sem gordurinhas sobressalentes, é importante manter a frequência do exercício. Portanto, priorize o cumprimento da tarefa, para criar o hábito, ao invés de buscar a perfeição. É como diz o ditado: feito é melhor que perfeito.

Faça trocas

Após o expediente, é natural que o maior desejo seja se deitar no sofá e navegar pelas redes sociais. Mas, antes, por que não se dedicar a um treino rápido, como os disponibilizados no Youtube?

O mesmo vale para a alimentação. “No início, pode parecer difícil abrir mão dos lanches, açúcares, industrializados, mas é algo que, assim como a atividade física, você precisa fazer mirando no seu futuro. Pense que o que você come hoje pode te trazer malefícios daqui a algum tempo”, salienta.

Para a influenciadora, o principal segredo para mudar a alimentação por inteiro e em pouco tempo é entender que, na reeducação alimentar, não existe alimento proibido.

“Uma alimentação balanceada não é uma dieta restritiva ou passar fome. O problema não é o que comer, e sim como comer”, finaliza Graciele, ressaltando que a prioridade das pessoas precisa, verdadeiramente, ser o bem mais valioso que existe: a saúde.

Últimas notícias