Aprenda um treino de glúteo para evitar dor nas costas e articulações

Entenda como uma musculatura fortalecida pode prevenir problemas posturais e ortopédicos, e aprenda a fazer em casa uma rotina descomplicada

atualizado 10/03/2022 9:56

Getty Images

Sentir dor na lombar, na coluna e nos joelhos, infelizmente, é algo comum para muitas pessoas. Principalmente para quem tem hábitos sedentários, passa a maior parte do dia sentado durante o trabalho e não pratica exercícios físicos regulares. No entanto, mesmo os indivíduos ativos podem sofrer com esse tipo de problema.

Em certos casos, o excesso de esforço físico, ou mesmo a falta de acompanhamento profissional durante a prática de esportes pode provocar dor na lombar e em outras regiões do corpo. Mesmo os praticantes de musculação, que estimulam o fortalecimento do corpo durante a atividade, não estão livres desse problema. Afinal, é fato que algumas pessoas dão mais ênfase à determinados músculos e negligenciam outros.

É comum, por exemplo, ver homens que se dedicam bastante aos membros superiores, no entanto, deixam a desejar no treino de pernas e, principalmente, de glúteos. Tudo isso pode provocar um desequilíbrio corporal e provocar dor na lombar.

“Um glúteo enfraquecido pode trazer vários problemas de saúde, como dores na coluna, lombar, quadril e joelho. Principalmente para as pessoas que ficam muito tempo sentadas. Acontece a inibição do glúteo e ele fica inativo. Essa amnésia glútea pode gerar várias lesões. Por isso, temos que estimular o glúteo, para ele voltar a viver”, explica a educadora física e personal trainer, Vivi Freitas.

Confira o treino no site SportLife, parceiro do Metrópoles. 

Mais lidas
Últimas notícias