metropoles.com

10 estratégias para reduzir o consumo do perigoso açúcar

O consumo excessivo do ingrediente, capaz de causar dependência, está relacionado a diversas doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Dazeley/Getty Images
Foto colorida. Blocos de açúcar em uma colher
1 de 1 Foto colorida. Blocos de açúcar em uma colher - Foto: Peter Dazeley/Getty Images

O açúcar é um dos ingredientes mais perigosos do mercado. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, os efeitos do produto no cérebro são similares ao mecanismo responsável pelo vício em cocaína. Além de causar dependência, o açúcar ainda está relacionado a diversas doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão. Não à toa, deve ser consumido com cautela e moderação.

“Vale lembrar, entretanto, que os açúcares não são todos iguais. Há os naturais, encontrados em frutas, mel e xaropes; e o simples, presente em bebidas e alimentos produzidos pela indústria. O último é o que mais preocupa, já que fornece calorias vazias, sem nutrientes”, pondera a nutricionista Thaiz Brito.

O ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é ingerir até 25 gramas (ou 5 colheres de chá) de açúcar simples por dia.

A seguir, veja 10 estratégias para reduzir o consumo do ingrediente:

1. Não se esqueça dos alimentos ricos em magnésio

Se não consegue passar um dia sequer sem comer doce, provavelmente os seus níveis de magnésio estão muito baixos. Isso quer dizer que você deve incluir, para já, banana, semente de abóbora, espinafre e quinoa na alimentação.

2. Adote estratégias quando bater a vontade de doce

Beber um chá quente, arrumar a casa ou dar um passeio demorado são estímulos capazes de “enganar” o cérebro e mandar a vontade de comer doce para o espaço.

0

3. Diga adeus aos produtos processados

Deixe os chocolates, as batatas fritas e lasanhas de supermercado no passado. Privilegie o consumo de frutas e legumes, insumos ricos em nutrientes que você precisa.

4. Reduza lentamente a quantidade de açúcar ingerida

Uma dica simples e eficaz para deixar de ingerir açúcar é reduzir lentamente a quantidade ingerida. Ao invés de usar duas colheres de chá do ingrediente para adoçar o café, por exemplo, experimente utilizar apenas uma e meia. Progrida pouco a pouco, até cortar o vício.

5. Pratique exercícios

Treinar ajuda a acelerar o metabolismo e a controlar os níveis de açúcar no sangue. Consequentemente, diminui a vontade de comer doce. Além disso, quando nos sentimos bem com o nosso corpo, privilegiamos escolhas alimentares mais inteligentes.

6. Durma ao menos oito horas por dia

Dormir pelo menos oito horas é igualmente importante. “Dormir menos de seis horas por dia eleva a produção de hormônios que aumentam o apetite, como a grelina, além de diminuir os hormônios da saciedade, caso da leptina”, alerta a nutricionista Thaiz Brito.

Mulher asiática dormindo em cama - Metrópoles
Dormir bem é essencial para a saúde

7. Beba mais água

Deixe de lado os refrigerantes, inclusive os isentos de caloria. Afinal, apesar de não afetarem o consumo calórico, tais bebidas tem o sabor doce detectado pelo nosso organismo, o que dificulta a quebra do vício. De preferência, beba água ou chá.

8. Verifique os rótulos dos produtos antes de comprar

Segundo a nutricionista, se o açúcar estiver entre os três primeiros ingredientes, volte atrás e deixe o produto na prateleira.

9. Retire todo o açúcar da sua frente

Seja muito mais seletivo em relação ao que come. Abandone biscoitos recheados, balinhas e sorvetes.

10. Coma várias vezes ao dia

“Comer diversas vezes ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis ao longo do dia, evitando que tenhamos fome e, consequentemente, vontade de comer alimentos menos saudáveis”, disse a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, em entrevista ao portal NIT. Opte por refeições com proteínas e gorduras saudáveis, presentes em alimentos como quinoa e lentilha.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações