Vida saudável: veja 7 hábitos para adotar no Dia Nacional da Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

atualizado 05/08/2022 11:07

Mulher bebendo águaPexels

O Dia Nacional da Saúde é comemorado no dia 5 de agosto com o objetivo de estimular um estilo de vida saudável e maior bem-estar entre a população. O médico nutrólogo Nataniel Viuniski, mestre em nutrição e alimentos, destaca que pequenos gestos podem proporcionar uma melhora na qualidade de vida se praticados no dia a dia.

Para ter uma vida mais saudável e feliz, ele recomenda os principais hábitos que devem ser adotados:

1 – Beba bastante água​

A água é importante para que todas as funções do organismo trabalhem adequadamente. Além de auxiliar os rins a eliminar as impurezas filtradas pelo sangue, contribui para prevenir a prisão de ventre e ajuda no funcionamento adequado do cérebro. Um estudo publicado na revista científica The Lancet mostra que o consumo de 1,5 litros de água diariamente teve um efeito positivo sobre a dor de cabeça de pessoas que sofrem com enxaqueca.

“O ideal é que cada pessoa consuma cerca de 35 ml de água por quilo de peso ao longo de todo o dia, além de observar a cor e o odor da urina. Também vale incluir sucos e chás sem adoçar, mas não deixe de consumir a água pura”, afirma Viuniski.

2 – Tenha uma rotina de sono​

O sono é um dos pilares básicos da saúde e um dos mais negligenciados, como aponta o especialista. “Dormir e acordar no mesmo horário faz com que o corpo fique em sincronia com o ciclo circadiano, que envolve a liberação de hormônios nos diferentes períodos do dia. Isso não só ajuda a ter um sono melhor como também contribui para que a pessoa tenha mais energia e vitalidade para as atividades do dia a dia”, revela.

3 – Inclua proteínas vegetais na dieta​

De acordo com o nutrólogo, as proteínas vegetais não contêm colesterol e ainda cumprem muito bem a função de manter ou ganhar massa magra. “Por terem uma boa absorção, a soja e combinações de proteínas da quinoa, ervilha e arroz oferecem praticamente os mesmos benefícios que a proteína da carne, do ovo e do leite, em se tratando de ganhos de massa muscular quando associadas a exercícios de resistência”, explica.

Confira o restante da lista no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias