metropoles.com

Veja lista de alimentos com calorias negativas para usar na dieta

Algumas frutas, verduras e legumes levam o corpo a gastar mais calorias para digeri-las do que elas contêm

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ FreePik
Foto colorida de legumes e verduras-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de legumes e verduras-Metrópoles - Foto: Reprodução/ FreePik

São chamados de alimentos com calorias negativas aqueles em que o processo de mastigação e digestão demanda maior gasto energético do que as calorias que eles contêm. Esses alimentos são grandes aliados para a perda de peso, pois o balanço calórico negativo favorece o emagrecimento.

Veja a seguir a lista de alimentos com calorias negativas:

Verduras: aspargos, brócolis, couve-flor, repolho, alface, espinafre, nabo, pimenta vermelha, chicória e salsão;
Legumes: cenoura crua ralada, vagem, nabo, pepino, berinjela, cebola e abobrinha;
Frutas: abacaxi, limão, goiaba, mamão papaia, damasco, mirtilo, pêssego, melão, morango, manga, tangerina, melancia e framboesa.

No entanto, é importante lembrar que o simples consumo desses alimentos não é suficiente para promover a perder peso, pois as calorias totais consumidas ao longo do dia é que fazem a diferença, devendo ser menores do que as calorias gastas para fazer todas as atividades do dia.

Como usá-los na dieta
Os alimentos com calorias negativas devem ser incluídos no cardápio para que as refeições tenham mais fibras e menos calorias: isso aumenta a sensação de saciedade e favorece a perda de peso.

As frutas podem ser consumidos no lanche ou depois das refeições, enquanto os vegetais devem ser incluídos nas saladas que acompanham o almoço e o jantar. Além disso, a abobrinha e a berinjela, por exemplo, podem ser usadas para fazer pratos com baixíssimas calorias, como a lasanha de berinjela e o espaguete de abobrinha.

O cardápio, entretanto, não deve ser elaborado apenas com alimentos de calorias negativas pois, para que o metabolismo funcione bem, é necessário variar a alimentação e consumir fontes de proteínas, como carnes e frango, e gorduras boas, como castanhas, sementes e azeite.

Termogênicos
Os alimentos termogênicos, como a pimenta, o chá verde e o café, são aqueles que aumentam o metabolismo por algumas horas, levando o corpo a gastar mais de energia do que o normal. Já os alimentos com calorias negativas ajudam na dieta por serem pobres em calorias, fazendo com que o processo de digestão acabe consumindo mais energia do que esses alimentos têm para oferecer ao corpo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?