Vai beber? Veja quantas calorias há em cada dose de álcool

Moderação é a chave para os que querem aproveitar as festas de fim de ano sem arrependimentos em janeiro

Reprodução

atualizado 14/12/2019 11:23

O encerramento do ano sempre vem acompanhado de festas e confraternizações. Nessas ocasiões, é comum que as pessoas exagerem tanto nos drinques quanto na comidas. Manter a dieta é um desafio, mas fazer escolhas conscientes contribui para que os prejuízos não sejam tão grandes.

Nos consultórios dos nutricionistas, as perguntas da vez são: Posso beber? Até quantos drinques? Qual a bebida menos calórica? Antes de respondê-las, é necessário saber que o álcool é um sabotador de dietas: ele atrapalha o metabolismo, provoca retenção de líquidos e inchaço e tira a disposição para a prática de exercícios físicos.

“O ideal é que as pessoas em processo de emagrecimento ou que não queiram ganhar peso evitem as bebidas alcoólicas”, sugere o nutricionista Renato França, que atende em Brasília. “Se for impossível resistir, recomendo que não passem da quinta dose. O prejuízo para o corpo é proporcional à quantidade ingerida”, completa.

França acrescenta que, entre as opções de bebidas, há algumas que atrapalharão menos a vida no dia seguinte: o vinho seco e o espumante brutt, por exemplo. Entre os piores da lista está a cerveja, que é muito calórica. “Se gosta de drinques como caipirinha ou caipivodca, peça sem açúcar”.

A nutricionista Isabela Zago, da Clínica GoNutri, lembra que moderação é a chave para uma saúde equilibrada. “A época é de festas e aproveitá-las faz parte. Minha sugestão é conciliar as confraternizações com a rotina de exercícios físicos e de alimentação, deixando os furos apenas para as ocasiões mais especiais“, sugere. De acordo com ela, o ideal seria aumentar a frequência na academia. “Como a ingestão calórica é maior, o desejável é intensificar os exercícios”, afirma.

Para que as escolhas sejam bastante conscientes, veja abaixo quantas calorias vale a dose de cada tipo de bebida alcoólica:

Stephanie Arcas/ Metrópoles

Últimas notícias