metropoles.com

Vai beber no fim de semana? Saiba como o corpo reage a isso

Independentemente da bebida alcoólica da sua preferência, todas elas reduzem o metabolismo e têm calorias. Vinho é a melhor escolha

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
bebida alcooclica
1 de 1 bebida alcooclica - Foto: Getty Images

Há quem acredite que tomar algumas latinhas de cerveja no churrasco de final de semana não faz mal. Mas o consumo de qualquer bebida alcoólica tem influência direta no organismo. Após a ingestão de drinques, o corpo demora mais para metabolizar proteína, carboidrato e gordura – consequentemente, aumentando as chances de engordar. “Eliminamos primeiramente o álcool porque ele é tóxico”, explica o nutricionista Renato França.

Segundo o especialista, um grama de carboidrato ou de proteína tem quatro calorias e o álcool, sete. Mas a energia da bebida alcoólica é vazia, porque o nosso corpo não armazena nenhum componente dela.

Quem quer emagrecer deve ficar atento às bebidas com muito carboidrato, como cerveja feita em parte de cevada. Além disso, drinques com combinações de refrigerantes, xaropes ou açúcar aumentam o valor calórico da dose. Isso não quer dizer, entretanto, que todas os produtos alcoólicos engordem muito. “Se quiser pegar mais leve, opte pelos destilados ou por um taça de vinho seco, que tem 3 g de carboidrato”, indica o nutricionista.

A ingestão de álcool funciona como um efeito dominó: além de atrapalhar no processo de metabolização do corpo, ainda afeta o sistema nervoso. Esses produtos reduzem a ação da leptina, um hormônio que age na sensação de saciedade, bem como potencializa a produção do neurotransmissor relacionado ao aumento da fome.

Por isso, é natural ter mais vontade de comer depois de beber, especialmente alimentos calóricos. “O consumo excessivo de álcool leva à perda de líquidos e de nutrientes como zinco, magnésio, complexo B, levando a desidratação. Por isso, é necessário ter atenção especial à dieta do dia seguinte, para que o corpo possa repor esses nutrientes e se hidratar”, comenta o nutricionista Renato França.

Se você for beber, coma antes, para não correr o risco de ficar com a glicose muito baixa, e se alimente novamente durante o evento. “Pratos ricos em proteína, como espetinhos, queijos e frios ajudam a fornecer mais energia para o corpo sem agregar ainda mais carboidratos”, ensina o especialista. E não esqueça de se hidratar bastante.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?