metropoles.com

Síndrome do intestino irritável: entenda sintomas e tratamentos

A doença crônica atinge mais mulheres entre 30 e 40 anos e é causada, principalmente, por estresse e ansiedade

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
estômago intestino
1 de 1 estômago intestino - Foto: iStock

Cada organismo lida com o estresse e a ansiedade de maneiras diferentes. Enquanto picos de nervosismo podem se manifestar por meio de placas vermelhas na pele em algumas pessoas, outras sentem variações no sistema digestivo. Estômago e intestino são alguns dos principais atingidos — conhecido como o “segundo cérebro”, o estômago é cheio de terminações neuro-hormonais e recebe em cheio a carga nervosa (daí as “borboletas no estômago”, típicas de momentos de nervosismo) — e podem, em algumas situações, sofrer a chamada Síndrome do Intestino Irritável.

Mais comum entre mulheres de 30 a 40 anos, a doença crônica ainda tem origens misteriosas, mas especialistas afirmam que uma das principais causas é emocional. “Os sintomas são estufamento, cólicas, alternância das funções do intestino (ora solto, ora constipado) e sensação de má digestão. São fatores que chamam atenção dos médicos e podem estar relacionados a outras condições do intestino”, explica Tomazo Franzini, médico endoscopista e diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed). Para fechar o diagnóstico, que acontece por exclusão, é necessário passar por uma colonoscopia e exame clínico.

O tratamento é multifatorial: além de acompanhamento especializado, nutricionista e psicólogo são importantes no processo. Na alimentação, é interessante evitar comidas que estimulem a formação de gases no intestino, como repolho, cogumelo, manga, maçã e derivados do leite.

Apesar de se ser uma doença crônica, ela costuma melhorar com tratamento. “Se o fator emocional for tratado com sucesso, em muitos casos, a síndrome desaparece. Mas é preciso que o paciente se comprometa com o processo curativo”, afirma Franzini.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações