Saiba quais são os sintomas de câncer no cérebro

Tumores na região são o 10º tipo mais frequente da doença, tanto no sexo masculino como no feminino, de acordo com o Inca

atualizado 28/05/2019 22:05

Pixabay/Só Notícia Boa

O câncer cerebral é o 10º tipo mais frequente da doença, tanto no sexo masculino quanto no feminino. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam o surgimento de cerca de 11 mil casos em 2019. Apesar de não ser a variedade cancerígena com maior incidência, a doença pode ter consequências graves, deixando o paciente totalmente dependente. 

Os principais sintomas de câncer no cérebro são: dor de cabeça, crise convulsiva, alteração na visão, alteração na fala, dormência ou formigamento em um membro (braço ou perna). Dependendo do local em que o tumor aparece, os sintomas podem variar, causando ainda alteração no comportamento e no humor, além de náuseas e vômitos, dificuldade para ficar em pé ou para andar e alteração na coordenação motora.

Segundo a oncologista Francis de Oliveira Alves, da Aliança Instituto de Oncologia, é importante estar atento a possíveis sintomas da doença. “O cérebro é um órgão que está dentro da calota craniana, que é osso. Ou seja, quando o tumor cresce, ele comprime as estruturas próximas, provocando sintomas”, explica a especialista.

O câncer de cérebro pode ser primário ou secundário: quando o câncer é originado das células do cérebro, é primário; quando se origina de células tumorais de outro órgão – comumente, mama, rim ou pulmão – e acontecem as chamadas metástases cerebrais, ele é secundário. Esse é o tipo mais frequente.

O tratamento principal do câncer de cérebro é a cirurgia. Durante a operação, o neurocirurgião precisa retirar o máximo possível da lesão tumoral evitando sequelas. Em alguns casos, os pacientes precisam complementar o tratamento com radioterapia e quimioterapia.

Mais lidas
Últimas notícias