metropoles.com

Cânceres de cabeça e pescoço atingem 41 mil brasileiros por ano

A cada 10 casos da doença, oito são ocasionados por fumo e bebida alcoólica. Nariz, boca, face, laringe e faringe são as áreas mais afetadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TefiM, Istock
cancer cabeca
1 de 1 cancer cabeca - Foto: TefiM, Istock

O câncer de cabeça e pescoço atinge 41 mil brasileiros por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). São tumores na cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe. De acordo com o Instituto do Câncer de São Paulo, oito em cada 10 diagnósticos é de fumantes ou ex-fumantes. Além do tabagismo, a bebida alcoólica é outro fator de risco para a saúde.

Janaína Jabur, médica oncologista da Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília, explica que os sintomas dependem do local acometido. “Normalmente, o paciente sente alguma área endurecida ou uma ferida persistente, dolorosa e sangrante, que prejudica a fala e/ou a alimentação”, destaca. Outros sinais incluem aumento de ínguas no pescoço, dor na garganta, no ouvido ou na cabeça.

O tratamento varia. Há casos em que o paciente é submetido à cirurgia ou radioterapia, em outros casos também são indicados quimioterapia ou o uso de medicamentos. Em casos avançados, onde há presença de metástases, os médicos podem optar pelo tratamento com quimioterapia ou, mais recentemente, a imunoterapia.

A principal medida de prevenção do tumor é o controle dos fatores de risco, como a interrupção do tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. A infecção pelo vírus HPV é outro fator de risco para tumores nessas partes do corpo, por isso, recomenda-se o uso de preservativos durante o sexo oral. Meninas a partir de 9 anos podem se vacinar gratuitamente contra HPV, para os meninos a vacina está disponível a partir dos 11 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?