Saiba como usar o chá de gengibre para emagrecer e desinchar

O gengibre é um alimento diurético e termogênico. O consumo da raiz aumenta o metabolismo e faz com que o corpo gaste mais energia

atualizado 08/03/2021 12:35

chá gengibreiStock

O chá de gengibre pode ajudar no processo de perda de peso, já que possui ações diurética e termogênica. A raiz ajuda a aumentar o metabolismo e faz com que o corpo gaste mais energia. No entanto, para garantir esse efeito, é importante que o consumo de chá de gengibre esteja associado a uma alimentação saudável e equilibrada.

O gengibre também é excelente para aliviar alguns sintomas gastrointestinais, como as náuseas e vômitos, por exemplo. O chá de gengibre pode ser consumido sozinho ou acompanhado por limão, canela, cúrcuma ou noz moscada.

Como emagrecer com o chá de gengibre
Para emagrecer tomando chá de gengibre, é importante consumir a bebida pelo menos 3 vezes por dia. Além disso, é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em açúcar. É importante também evitar alimentos industrializados como refrigerantes e sucos e comidas ricas em gordura, como pizzas, comidas congeladas, embutidos, frituras e fast-food.

Por outro lado, se deve aumentar o consumo de vegetais, frutas, carnes baixas em gordura, ovos, leite e seus derivados desnatados. Também é importante incluir gorduras boas na alimentação, que podem ser encontradas nos frutos secos como amendoim, nozes, avelã e castanhas; em sementes como a linhaça, chia ou de abóbora; em peixes como salmão, atum e sardinha, e em outros alimentos, como azeite de oliva e abacate.

Além da alimentação, é importante realizar atividades físicas regularmente, sendo indicado caminhar, andar de bicicleta, correr ou nadar por 30 a 60 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

Como fazer o chá de gengibre
O chá de gengibre deve ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 ml de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.

Modo de preparo: colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tapar a panela e, quando estiver morno, beber em seguida.

Como consumir: é aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.

As receitas em seguida podem favorecer os benefícios do gengibre, principalmente no que diz respeito à perda de peso:

1. Gengibre com canela
Tomar o chá de gengibre adicionado de canela é uma forma de potencializar os efeitos emagrecedores da bebida, pois a canela reduz o acúmulo de gordura no organismo e diminui o apetite. Além disso, a canela também ajuda a regular o açúcar, diminuir o colesterol e os triglicerídeos, e a pressão arterial.

Modo de preparo: acrescentar a canela na água juntamente com o gengibre e colocar a infusão em fogo médio, deixando ferver por 5 a 10 minutos.

2. Gengibre com cúrcuma
A cúrcuma é conhecida como um dos mais poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes, trazendo benefícios para a saúde como a melhora do sistema imunológico, da produção hormonal e da circulação.

Modo de preparo: adicionar 1 um pedaço de de gengibre em 500 ml de água e levar para ferver. Ao levantar fervura, desligar o fogo e adicionar 2 colheres de chá de cúrcuma, abafando o recipiente e deixando a bebida descansar por 10 minutos antes de beber.

3. Suco de gengibre com abacaxi
O suco de gengibre com abacaxi é uma ótima opção para dias quentes. Além das propriedades digestivas do gengibre, o abacaxi adiciona a bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas.

Modo de preparo: Para fazer o suco, basta bater o abacaxi com um a dois pedaços de gengibre e servir gelado, sem coar e sem adicionar açúcar. Pode-se também acrescentar hortelã e gelo para ficar mais saboroso.

4. Limonada de gengibre
Para os dias mais quentes, uma ótima opção é fazer a limonada de gengibre, que proporciona os mesmos benefícios do chá.

Ingredientes
1 litro de água;
4 limões;
5 gramas de gengibre ralado ou em pó.

Modo de preparo: Espremer o suco dos 4 limões e juntar numa jarra com a água e o gengibre. Deixar repousar na geladeira por, pelo menos, 30 minutos. Beber a limonada durante todo o dia, em substituição de 1 litro de água, por exemplo.

Últimas notícias