Pesquisa aponta riscos do consumo de carboidratos refinados em excesso

Estudo canadense mostra que dietas diárias com mais de 7 porções de carboidratos refinados aumentam risco de doenças cardíacas

atualizado 23/02/2021 17:12

pãoPexels/Reprodução

Se você é do time que não consegue viver sem alimentos como pão branco e macarrão, pesquisadores da Universidade de Simon Fraser, no Canadá, lhe trazem uma má notícia. De acordo com um estudo liderado por eles, consumir mais que sete porções de carboidratos refinados por dia aumenta o risco de morte precoce, de doenças cardíacas e de derrame.

No trabalho, publicado no The British Medical Journal, os pesquisadores explicam que os carboidratos refinados são aqueles que tiveram suas porções ricas em fibras removidas. Isso faz com que eles se degradem mais rápido no corpo, elevando os níveis de açúcar no sangue, problema relacionado a diversas doenças.

O estudo canadense envolveu 137.130 participantes de 21 países, que foram acompanhados por 9,5 anos. Os cientistas categorizaram os grãos presentes nas dietas dos participantes em três grupos: grãos refinados, grãos inteiros e arroz branco. O objetivo central foi analisar os efeitos de uma dieta rica em grãos refinados.

A análise revelou que os participantes que consumiram mais de sete porções de grãos refinados por dia correram um risco 27% maior de morte precoce. Este grupo também apresentou um risco 33% maior de doenças cardíacas e 47% maior de derrame.

Os grãos refinados incluem produtos feitos com farinha branca, como pão branco, macarrão, cereais matinais, biscoitos e salgados, enquanto grãos inteiros incluem alimentos feitos com farinhas integrais ou grãos inteiros intactos ou quebrados.

Integrais
A recomendação dos pesquisadores é, sempre que possível, substituir os alimentos refinados por suas versões integrais, em que os grãos são mantidos inteiros ou moídos em forma de farinha e não passam por um processo de refinamento, ficando na forma de farelo, gérmen ou endosperma da semente.

O consumo de cereais integrais fornece fibras e outros nutrientes ao organismo, ajudando na perda de peso, diminuição do colesterol, melhora do trânsito intestinal e regulação dos níveis de açúcar no sangue.

No caso de produtos formulados com misturas de cereais, como pães de forma integrais, é muito importante ficar atento ao rótulo para verificar se não há açúcar adicionado.

Últimas notícias