Quer opções supersaudáveis para substituir o arroz ou o macarrão?

Outros alimentos podem ser introduzidos na dieta como opções aos tradicionais acompanhamentos do prato principal

R.Tsubin, Getty ImagesR.Tsubin, Getty Images

atualizado 01/08/2019 19:30

Arroz e macarrão são as opções mais populares de carboidratos, mas não as únicas. Os tubérculos, como batata-doce, batata-inglesa, mandioquinha e inhame – e alguns grãos, como a quinoa – são considerados excelentes fontes de energia também. Manter os carboidratos na dieta é importante para conservar a disposição em alta, mas a dica para quem busca uma alimentação mais saudável é experimentar opções com mais nutrientes.

Confira a seguir três alternativas para variar os carboidratos nas refeições.

  • Quinoa: é uma espécie de cereal rica em proteínas e fibras, e que pode ser encontrada na forma de flocos, grãos ou farinha. Também é ótima fonte de carboidrato. Oferecendo muito ômega-3, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, a quinoa ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose e problemas no sistema nervoso. Bastante versátil, pode ser usada em receitas de saladas, risotos ou misturada com outros grãos. Basta usar a criatividade.
  • Arroz vermelho: com alto valor nutritivo, é fonte de ferro e fibras, o que aumenta bastante a saciedade. O tipo avermelhado tem compostos fenólicos, especialmente as antocianinas, substância que dá cor a frutas como amora e mirtilo. O preparo é simples e deve ser feito da mesma forma que o arroz branco ou integral.
  • Batata-doce: rica em vitaminas A e C, carotenos, potássio, cálcio, fósforo e magnésio, a batata-doce pode ser consumida cozida ou na forma de purê e combina bem com todos os tipos de carne. É um carboidrato rico em antioxidantes e antocianinas, que ajudam a prevenir o câncer e as doenças do coração.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias