Conheça os benefícios de incluir a quinoa na dieta

Com alto valor proteico, a quinoa é usada em estratégias para perder peso. O alimento pode substituir arroz e acompanhar saladas

Teleginatania, IstockTeleginatania, Istock

atualizado 02/03/2019 20:00

A quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico. Isso significa que contém aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades do corpo. Para se ter uma ideia, cada grão de quinoa contém 20 aminoácidos (componentes da proteína) diferentes. Por ser um alimento altamente proteico, é muito usado em dietas com estratégia de baixo índice glicêmico.

A nutricionista Erika Barbosa, da clínica Sabor Light, explica que a quinoa não chega a ser low-carb, pois tem carboidratos, mas é uma excelente opção para quem quer, por exemplo, substituir o arroz, reduzir as porções mais calóricas à noite e incluir mais fibra na alimentação. “Quando quero propor uma estratégia diferente, para pacientes que estagnaram na perda de peso, utilizo a quinoa. Sugiro acrescentar na salada, na receita do quibe, do tabule ou do bolo de banana”, recomenda a especialista.

Existem três tipos de quinoa: a branca, a vermelha e a preta. Todas são altamente nutritivas e pouco calóricas. No Brasil, no entanto, é mais comum achar a quinoa branca. O alto teor de fibra dela ajuda a emagrecer, pois dá sensação de saciedade. A quinoa ainda é um dos grãos que mais têm cálcio, por isso pode ser usada em planos alimentares para pessoas com osteoporose, por exemplo. Por fim, também é fonte de vitaminas do complexo B.

Versátil na cozinha, pode ser usada como farinha, principalmente para intolerantes ou alérgicos a glúten. Em mercados ou armazéns especializados em produtos naturais, é possível encontrar várias opções: em grãos para cozinhar, farinha, flocos, entre outras. Os preços variam muito de local para local, mas em média 500 g custam R$ 20.

Últimas notícias