Como incluir mais folhas e legumes na alimentação diária?

Somente quatro em cada 10 brasileiros costumam comer frutas e hortaliças todos os dias. Confira dicas para uma alimentação mais saudável

barol16, Istockbarol16, Istock

atualizado 21/03/2019 10:29

Iniciar novos hábitos pode ser desafiador. Ainda mais se isso incluir modificar rotinas de alimentação diárias. Pesquisa de 2017 do Instituto Datafolha aponta que a cada 10 brasileiros somente quatro consomem frutas e hortaliças diariamente. Afinal, como comer alface, cenoura, rabanete, entre outros, sem reclamar?

Segundo a nutricionista Alessandra Almeida, da clínica Nutricionistas e Funcional em Brasília, começar a comer salada para adultos é quase como iniciar a vida alimentar sólida de um bebê. “Mães e pais estão sempre buscando estratégias para que o bebê se acostume com o novo paladar, com os adultos que têm restrição a saladas, temos de fazer o mesmo”, explica a profissional.

Iniciar as refeições com saladas cruas auxilia no processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade. Por isso, a dica é ir testando o paladar aos poucos. Para começar, a pessoa pode provar coisas mais simples, como alface, tomate, pepino, cenoura. E gradualmente incluir novas opções, como folhas escuras: rúcula, agrião, alface crespa, salsão, entre outros. Combinações com frutas e grãos também são boas opções.

Alessandra, que também é chef de cozinha da Aroma Dijon, sugere molhos para os muito resistentes. A despensa deve ter azeite de qualidade, vinagre balsâmico, limão, temperos desidratados e mostarda Dijon. “Você pode preparar diversos temperos com propriedades anti-inflamatórias. Por exemplo, o alho na sua forma crua ajuda muito na imunidade”, indica.

Segue uma receita de incentivo a mudança:

Molho caesar protéico
8 castanhas de caju cruas e sem sal
1 colher de sopa de queijo cottage
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho pequeno
Suco de ½ limão
1 colher de café de açafrão da terra
1 colher de sopa de mostarda dijon
Sal a gosto
Preparo: ferver a castanha por 5 minutos em água e, em seguida, bater no liquidificador com os demais ingredientes. Pode congelar por 30 dias.

Últimas notícias