Acabaram as desculpas! Dicas para retomar a rotina alimentar

A sugestão é fazer uma dieta de desintoxicação ou eliminar, por um período, alimentos como leite, carne vermelha e glúten

klenova, IStockklenova, IStock

atualizado 08/03/2019 16:39

O Carnaval chegou ao fim e, com ele, todas as desculpas de quem ainda estava enrolando para encarar as promessas de Ano-novo e, enfim, iniciar um estilo de vida mais saudável. Mas será que é possível deixar os exageros para trás sem tomar medidas drásticas? A resposta é sim. Organização e rotina são as palavras chave para quem quer mudar os hábitos alimentares.

Segundo a nutricionista Daiane Souza, da clínica Nutricionistas e Funcional, em Brasília, o corpo entende e responde a rotinas. “Quem está acostumado a fazer tudo sem disciplina, inclusive na alimentação, sofre mais. É preciso entender que quem sai da dieta no feriado – seja um pouco mais na comida ou na bebida – não sofre tanto nem para sair e nem para voltar à rotina”, esclarece a especialista.

Uma excelente forma de começar a desintoxicar o organismo é consumir sucos detox. A profissional afirma que dietas de limpeza podem ser uma boa saída depois de alguns exageros no Carnaval. A ideia seria eliminar por um período leite, glúten, alimentos processados e carne vermelha.

Apesar de famosas, Daiane não recomenda dietas exclusivamente de sucos. “Considero mastigar um prato de salada tão bom quanto fazer uma detox à base de sucos”, afirma. “A mastigação é um processo fundamental para a saciedade. Ela controla o funcionamento do intestino e dá o impulso para nossas defesas imunológicas”, opina.

Por fim, a nutricionista afirma que as pessoas devem se organizar gradativamente para levar a rotina de forma leve e prazerosa, observando os sinais do corpo, como qualidade do sono, funcionamento do intestino e estômago, bem como resposta do sistema imunológico.

Últimas notícias