metropoles.com

Própolis: saiba por que você deve incluir essa substância na dieta

Remédio natural contra fungos, bactérias e vírus, o composto pode ser consumido puro, diluído na água ou no chá

atualizado

Compartilhar notícia

Maryna Iaroshenko, Istock
Uma pesquisa de nutricionistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostrou que o própolis é capaz de melhorar o funcionamento dos rins. O estudo apontou que o alimento tem a propriedade de reduzir inflamações no órgão que é responsável, entre outras coisas, em filtrar impurezas do organismo.
1 de 1 Uma pesquisa de nutricionistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostrou que o própolis é capaz de melhorar o funcionamento dos rins. O estudo apontou que o alimento tem a propriedade de reduzir inflamações no órgão que é responsável, entre outras coisas, em filtrar impurezas do organismo. - Foto: Maryna Iaroshenko, Istock

O própolis é um dos melhores remédios naturais que existem. Produzido por abelhas para proteção da colmeia, ele mistura substâncias colhidas do pólen e das árvores com secreções dos animais. Tem propriedades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral e cicatrizante. 

Para quem gosta de dicas simples com cara de “remédio de vó”, ele é perfeito. Pode ser ingerido puro em jejum, com o propósito de desintoxicar o organismo, bem como aplicado diretamente sobre a pele, nesse caso contra a acne.

Outra opção é usá-lo diluído em água, para que sejam feitas inalações com o vapor. O produto natural também pode ser utilizado em gargarejos ou infusões, principalmente em casos de tosse, sintomas de gripe, sinusite e amigdalite.

Dentre os benefícios para o corpo humano, estão reduzir o inchaço; combater inflamações do corpo; regenerar tecidos e contribuir na cicatrização. Aos adeptos de tratamentos caseiros, o produto ainda auxilia na remoção de manchas, queimaduras e contra as manifestações na pele do vírus da herpes simples e genital.

O própolis para uso oral é normalmente consumido na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas.

(Com informações portal Tua Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?