metropoles.com

Mundo das abelhas: veja todo o incrível processo de fabricação de mel

O Metrópoles foi até o entreposto da Mel do Sol, em Águas Lindas, para acompanhar a produção do néctar

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 13/12/2018  Mels diferentões da marca Mel do So
1 de 1 Brasília (DF), 13/12/2018 Mels diferentões da marca Mel do So - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções das abelhas. Longe de ter gosto padronizado, os sabores, cores e aromas do doce são relacionados a diversos fatores, como as espécies dos insetos, a floração, o clima e a região, entre outros. Portanto, a produção desse alimento é cercada de técnicas e diferentes processos. Por isso, o Metrópoles visitou uma fábrica do produto e mostra como ele chega à sua mesa.

O mel brasileiro e derivados são considerados entre os mais puros do mundo e têm alta produção, voltada principalmente para exportações nos mercados europeu e norte-americano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só em 2017 foram feitas 41,6 mil toneladas do produto, em 3.879 municípios brasileiros. O valor foi de R$ 513,9 milhões.

A reportagem visitou o entreposto da brasiliense Mel do Sol, em Águas Lindas (GO), coordenado por Leonardo Cardoso, que empreende na área há mais de 30 anos. No local é feita a industrialização do mel, fornecido de vários apiários do Brasil. “Recebemos insumos do Norte ao Sul do país”, conta Léo.

O mineiro passou a se interessar pelo mundo das abelhas durante férias no sul do estado do Rio e, desde então, nunca mais parou de trabalhar na área. Hoje, ele vende em média 8 mil quilos de mel por mês. Leonardo Cardoso explica que os tipos variam de acordo com a flor polinizada. No Brasil, as mais comuns são as flores de cipó-uva, laranja, eucalipto, assa-peixe e as silvestres.

A produção de mel está diretamente relacionada com a flora existente e com o tipo das abelhas

Leonardo Cardoso
Hugo Barreto/Metrópoles
Leonardo Cardoso mostra enxame de abelhas

 

Monoflorais ou blends
Frutose e sacarose são, basicamente, as substâncias químicas que compõem o mel. O alimento passa por diversas etapas até poder ser consumido, desde a produção pelas abelhas ao processo de engarrafar o produto.

As protagonistas trabalham todos os dias para confeccionar o líquido doce e natural. Quando elas se alimentam de apenas um tipo de flor, produzem os méis monoflorais. Porém, é mais comum que eles sejam multiflorais. Já os blends, as misturas de dois ou mais insumos, são realizados com floradas diversas, principalmente com as de laranjeira, silvestres e de eucalipto.

Os tipos das floradas influenciam diretamente nas cores, sabores e aromas: podem ser escuros, amargos, com alto teor de minerais, mais ou menos doces, claros, amarelos ou até branco-d’água.

Hugo Barreto/Metrópoles
Tipos de méis monoflorais


Industrialização
A Mel do Sol compra mel de uma dúzia de produtores durante todo o ano. A industrialização do produto passa pelos seguintes processos: análises laboratoriais, tratamento térmico, filtragem, decantação e envasamento.

Na indústria, é possível verificar por meio de análises o tipo de florada do mel e gerar uma diversidade de sabores através dos blends. Leonardo explica que, de acordo com o percentual de cada mistura, o produto final será diferente e único.

0

 

Em família
Em Brasília, a loja Mel do Sol é uma das pioneiras na apicultura e na indústria do mel, em atividade há mais de três décadas. Tomás Cardoso, filho de Leonardo, é o responsável por cuidar do estabelecimento comercial, que fica na Asa Norte. Conforme conta, quem assumiu a empreitada foram seus avós, mas há três anos ele entrou na empresa e começou a se aproximar do trabalho da família.

A marca Mel do Sol une tanto a indústria quanto o varejo, mas são duas coisas diferentes: “A loja é a vitrine do entreposto”, explica Tomás. Na loja, eles oferecem variedade de sabores, como os de floradas de cipó-uva, de café e aroeira, além dos blends.

As pessoas conhecem muito pouco do mel, que existe uma diversidade de tipos e sabores. Nossa ideia é reforçar o diferencial do produto

Tomás Cardoso
0

 

Mel do Sol
Loja: de segunda a sexta, das 8h às 19h, e sábado, das 8h30 às 16h, na 403 Norte. Telefone: (61) 3326-8451. Indústria: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na BR-070, Km 02, Fazenda Cachoeira, s/n – Águas Lindas de Goiás (GO). Telefone:
 (61) 3618-5311. Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações