metropoles.com

Osteoporose: como fortalecer sua saúde óssea e prevenir a doença

Dados da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF) apontam que o número de brasileiros com a doença deve crescer 32% até 2050

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
costas mulher osteoporose dor
1 de 1 costas mulher osteoporose dor - Foto: iStock

Nesta quarta-feira (20/10), comemora-se o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A doença óssea atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, mas dados da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF) apontam que o número deve crescer 32% até 2050 por conta do envelhecimento da população.

A osteoporose reduz a massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e aumenta a chance de lesões. A doença é mais comum em idosos, já que o tamanho dos ossos muda ao longo da vida e as necessidades nutricionais para mantê-los saudáveis também. O número de mulheres afetadas é maior pois existe uma deficiência de estrógeno (estrogênio) nos primeiros anos do climatério, causando aceleração de perdas ósseas.

0
Saúde Óssea

Nutrientes, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos formam a receita ideal para garantir a saúde óssea. Para evitar o desenvolvimento da osteoporose, o melhor é iniciar com esses cuidados o mais cedo possível.

Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazanesse, explica que as quantidades corretas de nutrientes como o cálcio e a vitamina D são importantes para desenvolvimento e manutenção de ossos fortes em qualquer fase da vida. “O sinal de alerta acende quando não atingimos as necessidades diárias de vitaminas e minerais e ficamos mais vulneráveis a fraturas e lesões”, diz Magnoni.
Segundo o nutrólogo, a suplementação é a recomendação mais assertiva nesses casos, principalmente para pessoas com mais de 50 anos: “Comprovadamente, alguns suplementos, além de fortalecerem os ossos, melhoram a absorção e a retenção de cálcio no organismo. Hoje, além de gotas e comprimidos, há uma nova geração de produtos em forma de goma, capazes de suprir as necessidades nutricionais em uma única dose diária”.

O cálcio é ideal para manter ossos saudáveis e a prevenir doenças relacionadas, principalmente entre idosos. A combinação entre cálcio e a Vitamina D3 é fundamental para o metabolismo ósseo e a deficiência de um deles prejudica esse processo.

Já a vitamina D regula o sistema imune, auxiliando a absorção de minerais como o cálcio, fundamental na formação de ossos e dentes. Estima-se que 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência ou insuficiência de vitamina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações