Nutricionista aponta melhores alimentos para hipertensos. Confira!

Alimentos que favorecem a circulação sanguínea são indicados para pessoas que sofrem com pressão alta

atualizado 10/08/2022 16:36

Foto colorida de amêndoasUnsplash/Reprodução

Pessoas que sofrem com hipertensão precisam seguir uma dieta adequada para controlar a doença. Dessa maneira, é importante pensar em um cardápio rico em frutas, legumes e alimentos saudáveis. Grãos também são bem-vindos na alimentação desse grupo.

Além disso, na dieta, é importante optar por pratos com pouca gordura. O leite e seus derivados devem ser desnatados e os peixes e as carnes devem ser magras. Vale também investir em gorduras boas para preparar os alimentos, em vez de utilizar o óleo comum.

O nutricionista Matheus Motta preparou uma lista de alimentos indicados para as pessoas com pressão alta e o que deve ser evitado por elas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Alimentos indicados para hipertensos

1. Frutas cítricas

A vitamina C ajuda a manter a imunidade em dia e o funcionamento regular do corpo, incluindo da pressão arterial. Acerola, laranja, goiaba, limão e outras frutas cítricas são exemplos de alimentos ricos no nutriente.

2. Alimentos ricos em vitamina A

Assim como a vitamina C e os betacarotenos, a vitamina A também atua como antioxidante e pode ajudar a controlar ou evitar doenças crônicas como a hipertensão. Esse nutriente também ajuda a melhorar a circulação do sangue.

Manga, melancia, mamão, cenoura, abóbora, couve e espinafre são alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina A.

3. Oleaginosas

Elas são fontes de gorduras insaturadas, que atuam como fator de proteção contra doenças cardiovasculares. As oleaginosas ajudam a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) no sangue. Por isso, nozes e castanhas são alimentos importantes para incorporar à dieta.

Confira o resto das dicas do nutricionista no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias