Saúde de atleta: nutricionista conta como conciliar exercícios e dieta

Nutricionista dá três dicas para aliar exercícios físicos a uma alimentação adequada e conquistar uma saúde de atleta

atualizado 08/08/2022 17:26

Caeleb DresselSpeedo/Divulgação

Nossa saúde é formada pela soma de bons hábitos, e a prática da atividade física combinada a uma alimentação adequada contribui para a manutenção de uma vida saudável e saúde de atleta. Contudo, são poucas as pessoas que conseguem conciliar uma dieta equilibrada com uma rotina de treinos. Então, como balancear esses dois pilares?

Para responder essa pergunta, a nutricionista Liz Galvão separou três dicas importantes para associar exercícios físicos à boa alimentação de forma segura e, assim, conquistar uma saúde de atleta.

Confira:

1. Inclua mais e restrinja menos

O hábito é algo que é construído com o tempo. Ninguém consegue mudar da noite para o dia. Então, em vez de “sair cortando tudo” da alimentação, como refrigerante, doces, frituras, embutidos e afins, comece incluindo mais alimentos nutritivos no seu dia, como frutas, vegetais, sementes, grãos e castanhas. Uma alimentação restrita não é sustentável a longo prazo!

2. Diminua os maus hábitos e atinja uma saúde de atleta

Ao invés de parar de vez, procure reduzir a frequência ou a quantidade de um vício seu que não é saudável. Se você costuma beber quatro vezes na semana, comece reduzindo para duas vezes; se você coloca duas colheres de açúcar no café, coloque apenas uma; se você bebe dois litros de refrigerante por final de semana, reduza para um. Conforme fizer isso, a qualidade de vida melhora gradativamente.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias