metropoles.com

Mobilidade ou alongamento: qual exercício devo fazer antes do treino?

Especialistas afirmam que a ordem das atividades têm influência tanto na execução dos treinos quando na recuperação após o exercício

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem de mulher se alongando na rua - Metrópoles
1 de 1 Imagem de mulher se alongando na rua - Metrópoles - Foto: Getty Images

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que começam a se exercitar é: “Devo fazer alongamento antes ou depois do treino?”. Especialistas afirmam que, melhor do que se alongar antes de malhar, é fazer um treino breve de mobilidade, os famosos “vai e vem” de rotação dos membros, muito utilizados por atletas antes de uma competição.

A fisioterapeuta e ex-atleta profissional Walkyria Fernandes explica que os movimentos de repetição lubrificam as articulações, e são ideais para executar os exercícios com carga que virão em seguida. Além disso, eles ajudam a elevar a temperatura corporal, um passo importante para não causar dores articulares e musculares.

As melhores opções são exercícios feitos apenas com o peso do corpo, chamados de calistenia. O professor de educação física e gerente de rede SmartFit Alan Santos Carvalho dá alguns exemplos:

  • Agachamento livre;
  • Saltos;
  • Saltos sobre uma perna só;
  • Afundo, o agachamento com uma perna mais atrás e a outra mais à frente;
  • Skip ou corrida estacionária, a corrida sem sair do local;
  • Polichinelo. “O polichinelo é um dos melhores exercícios de mobilidade. Ele trabalha o corpo inteiro”, enfatiza Carvalho.
0

E o alongamento?

Ao contrário do que se acreditou por anos, o alongamento antes dos exercícios não previne lesões e nem aquece os músculos. Os exercícios desse tipo são indicados para aumentar a flexibilidade muscular, além de ajudar a prevenir dores nas costas e nas articulações principais, como nos joelhos. São importantes também para garantir a execução de atividades como andar, caminhar, esticar os braços e pegar algo. Eles podem ser feitos após o treino.

“Aquela história de que ‘o alongamento previne lesões’, cientificamente nunca foi comprovada. Porém, tanto exercícios de alongamento quanto os de mobilidade articular são bons”, afirma Carvalho.

A recomendação é fazer os exercícios de mobilidade antes da atividade física. Se for treinar as pernas, por exemplo, faça exercícios voltados para o grupamento muscular, como pequenos agachamentos repetitivos ou saltos baixos para aquecer. No pós-treino, foque no alongamento dos membros inferiores para tirar a tensão muscular.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações