Mobilidade ou alongamento: qual exercício devo fazer antes do treino?

Especialistas afirmam que a ordem das atividades têm influência tanto na execução dos treinos quando na recuperação após o exercício

atualizado 02/09/2022 20:14

Imagem de mulher se alongando na rua - Metrópoles Getty Images

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que começam a se exercitar é: “Devo fazer alongamento antes ou depois do treino?”. Especialistas afirmam que, melhor do que se alongar antes de malhar, é fazer um treino breve de mobilidade, os famosos “vai e vem” de rotação dos membros, muito utilizados por atletas antes de uma competição.

A fisioterapeuta e ex-atleta profissional Walkyria Fernandes explica que os movimentos de repetição lubrificam as articulações, e são ideais para executar os exercícios com carga que virão em seguida. Além disso, eles ajudam a elevar a temperatura corporal, um passo importante para não causar dores articulares e musculares.

As melhores opções são exercícios feitos apenas com o peso do corpo, chamados de calistenia. O professor de educação física e gerente de rede SmartFit Alan Santos Carvalho dá alguns exemplos:

  • Agachamento livre;
  • Saltos;
  • Saltos sobre uma perna só;
  • Afundo, o agachamento com uma perna mais atrás e a outra mais à frente;
  • Skip ou corrida estacionária, a corrida sem sair do local;
  • Polichinelo. “O polichinelo é um dos melhores exercícios de mobilidade. Ele trabalha o corpo inteiro”, enfatiza Carvalho.
Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

E o alongamento?

Ao contrário do que se acreditou por anos, o alongamento antes dos exercícios não previne lesões e nem aquece os músculos. Os exercícios desse tipo são indicados para aumentar a flexibilidade muscular, além de ajudar a prevenir dores nas costas e nas articulações principais, como nos joelhos. São importantes também para garantir a execução de atividades como andar, caminhar, esticar os braços e pegar algo. Eles podem ser feitos após o treino.

“Aquela história de que ‘o alongamento previne lesões’, cientificamente nunca foi comprovada. Porém, tanto exercícios de alongamento quanto os de mobilidade articular são bons”, afirma Carvalho.

A recomendação é fazer os exercícios de mobilidade antes da atividade física. Se for treinar as pernas, por exemplo, faça exercícios voltados para o grupamento muscular, como pequenos agachamentos repetitivos ou saltos baixos para aquecer. No pós-treino, foque no alongamento dos membros inferiores para tirar a tensão muscular.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias