Mito ou verdade: bicarbonato de sódio clareia manchas na virilha?

A solução com água e bicarbonato pode, de fato, promover uma esfoliação que ameniza as manchas. A questão está em como dosá-la

istock

atualizado 08/07/2019 17:29

As soluções caseiras costumam passar de boca em boca como dicas para resolver problemas comuns. No caso do escurecimento de áreas da virilha ou das axilas, uma sugestão recorrente é usar uma solução de bicarbonato de sódio com água, como uma espécie de esfoliante.

A dermatologista Natália Souza Medeiros, da Rede Santa Lúcia, alerta que não há artigos científicos atestando a eficiência dessa receita. “Não há comprovação científica, portanto não há informação segura sobre como deve ser feita e aplicada a solução. Por isso, não recomendamos durante a clínica médica”, explica.

A médica, no entanto, acrescenta que já ouviu relatos sobre a eficácia da dica. O bicarbonato misturado à água promove uma espécie de esfoliação na pele, removendo a camada superficial, amenizando as manchas escuras.

O problema é que, dependendo de como a solução for usada, pode gerar consequências indesejadas como irritação, vermelhidão e coceira. “O bicarbonato é alcalino e o ph da pele é ácido. Significa que, se for aplicado em excesso, causará irritação na pele, podendo deixá-la ainda mais escura”, afirma a dermatologista Bárbara Uzel, da Clínica Inderma. Ela alerta que os tratamentos estéticos precisam de acompanhamento profissional.

Para resolver o escurecimento da pele nessas regiões do corpo, a dermatologista Natália Souza Medeiros sugere métodos de peeling e de aplicações de laser. Segundo ela, também há cremes à base de hidroquinona a preços acessíveis.

Últimas notícias