metropoles.com

Grelina: 4 formas de controlar o hormônio da fome e emagrecer

Médico e farmacêutica destacam formas de controlar grelina, hormônio associado à fome, para emagrecer

atualizado

Compartilhar notícia

Thought Catalog/Unsplash
Imagem de prato branco com talheres em cima e sorriso triste desenhado - Metrópoles
1 de 1 Imagem de prato branco com talheres em cima e sorriso triste desenhado - Metrópoles - Foto: Thought Catalog/Unsplash

A grelina, hormônio associado à fome, é uma substância produzida naturalmente no estômago e, em pequenas quantidades, pelo intestino. Ela é responsável por estimular o apetite quando a barriga está vazia, sinalizando que o corpo precisa de energia e é hora de comer.

Segundo o médico Pedro Leão, pós-graduado em endocrinologia, o hormônio faz o metabolismo ficar mais lento, o que promove maior armazenamento de gordura. “Os níveis de grelina devem diminuir após as refeições para aumentar os níveis de leptina, substância que traz saciedade”, explica.

Pessoas com obesidade tendem a ter níveis mais altos de grelina. Então, o primeiro passo para controlá-la é manter o peso dentro do ideal, já que a magreza excessiva é tão ruim quanto o sobrepeso. Afinal, o hormônio também aumenta em quantidade para proteger contra a desnutrição”, destaca Leão.

O médico destaca algumas dicas para controlar os níveis de grelina. Confira:

1. Priorize a qualidade do sono

Uma noite bem dormida desempenha um papel importante na regulação de hormônios, como o cortisol, associado ao estresse, e a grelina. “Dormir mal pode diminuir os níveis de leptina e aumentar os de grelina. Portanto, é essencial fazer a higiene do sono, criando um ambiente propício para um sono saudável”, sugere Leão.

2. Aumente a massa muscular

Uma maior quantidade de massa muscular está associada a níveis mais baixos de grelina. Então, pratique treinamento de força, como musculação, para aumentar a massa muscular e reduzir os níveis da substância que desencadeia a fome.

0

3. Inclua fibras na alimentação

A alimentação desempenha um papel significativo no controle hormonal, e um dos componentes dietéticos que merece destaque são as fibras. Elas contribuem para a sensação de saciedade, o que pode ajudar na regulação da leptina e a manter o apetite sob controle.

4. Modulação da grelina e medicamentos

A farmacêutica Flávia Ribeiro, CEO da Quality, diz que existem moduladores de grelina capazes de auxiliar no emagrecimento. “São medicamentos consumidos minutos antes da refeição que alimentam as bactérias do estômago e promovem a saciedade, mas é algo a ser usado apenas com indicação médica”, afirma.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações