Está sempre com sono? Confira 5 doenças que causam cansaço excessivo

Indisposição, fraqueza e falta de ânimo podem ser sinais de que há algo de errado com o seu corpo. Saiba mais sobre o assunto

Kinga Cichewicz, Unsplash

atualizado 08/05/2019 15:54

O cansaço é bastante comum no dia a dia, pois estamos sempre correndo de um lado para o outro, equilibrando demandas e tentando cumprir todos os prazos e horários. No entanto, quando essa sensação é frequente e excessiva, pode ser um sintoma de que há algo de errado no seu corpo.

Ao perceber que está sempre cansado, indisposto e sem ânimo mesmo após uma boa noite de sono, é importante marcar uma consulta com um clínico geral para pedir exames. Veja algumas doenças que causam a sensação de fadiga:

Diabetes
A doença faz com que a glicose do sangue não chegue a todas as células e por isso falta energia. No caso dos diabéticos, o açúcar no sangue faz o indivíduo urinar mais, provoca emagrecimento e diminuição dos músculos. Por isso, é frequente que os pacientes se queixem de cansaço muscular.

Anemia
A doença é caracterizada pela falta de ferro no sangue, que pode causar cansaço, sonolência e desânimo. Nas mulheres esse cansaço se torna ainda maior na época da menstruação, em que as reservas de ferro no organismo diminuem ainda mais.

Apneia do sono
Os pacientes com apneia do sono têm falta de ar nos pulmões, que pode acontecer por breves períodos ou várias vezes durante a noite. Isso acaba prejudicando o descanso e, consequentemente, atrapalha o anônimo no outro dia.

Doenças cardíacas
Condições cardiovasculares comuns como a arritmia e o entupimento das artérias podem causar cansaço e tonturas frequentes. O coração não tem força suficiente para bombear sangue para todo o corpo e, por isso, o indivíduo está sempre sem ânimo.

Alterações na tireóide
Os chamados hormônios tireoidianos são responsáveis por manter o metabolismo acelerado. Por isso, quando há desequilíbrio, a falta de disposição é uma consequência imediata. Recomenda-se procurar um endocrinologista que solicitará exames de sangue TSH, T4 e T3.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias