Em tempos de coronavírus, saiba como higienizar seus óculos

A limpeza deve ser feita sempre que a pessoa se expor a um ambiente que não seja o doméstico

atualizado 31/03/2020 21:43

A preocupação com a higiene é encarada como uma estratégia de sobrevivência em tempos de coronavírus. Vários hábitos estão sendo alterados para fazer frente ao novo vírus que assusta o mundo por conta de seu alto poder de contágio.

Em relação à higiene dos óculos, a recomendação é que a limpeza seja feita sempre que a pessoa se expor a um ambiente que não seja o doméstico. “A principal forma de transmissão do novo vírus são os aerossóis emitidos por quem está contaminado, como eles ficam suspensos no ar, o melhor é limpar os óculos sempre que voltar de ambientes externos”, comenta o oftalmologista Leonardo Lima, do Instituto de Catarata de Brasília (ICB).

A limpeza deve ser feita apenas com água e sabão, pois substâncias como álcool ou solução de hipoclorito de sódio são abrasivas e podem danificar as lentes. Na hora de secar, para não arranhar as lentes, o indicado é usar uma toalha ou papel toalha. O oftalmologista também recomenda que os usuários de lente de contato prefiram os óculos durante o período de quarentena. “O manuseio das lentes para higienização é mais difícil e pode gerar infecções”, sugere.

Últimas notícias