Dúvidas sobre como higienizar as embalagens? Veja respostas

A pandemia deixou todos em estado de alerta para a possibilidade de transmissão provocada pelo contato com superfícies contaminadas

Felipe Menezes/Metrópoles

atualizado 31/03/2020 16:23

A pandemia em razão da Covid-19 deixou todos em estado de alerta para a possibilidade de transmissão provocada pelo contato com superfícies contaminadas. Estudos científicos mostram que o Sars-CoV-2 sobrevive em superfícies plásticas por até 72 horas – isso inclui a garrafa pet do seu chá preferido –, e em embalagens de papelão – por exemplo, a caixa de leite do seu filho – por até 24 horas.

As pessoas têm evitado aglomerações a fim de não levarem para casa o temido vírus. De acordo com a médica infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Brasília, ao se dirigir a supermercados para fazer compras ou até mesmo receber uma encomenda em casa, são necessários cuidados básicos para evitar o risco de infecções.

A primeira dica da médica é se planejar para diminuir as saídas de casa o mínimo possível, bem como os pedidos de entrega de refeições. “Estamos em uma situação excepcional por isso os hábitos precisam ser modificados”, justifica.

No supermercado ou durante a entrega, atenção na hora de pagar. Ao tocar em dinheiro ou manusear o cartão de crédito ou débito, é necessário higienizar imediatamente as mãos.

Quando retornar da rua, antes de guardar as compras, é necessários fazer a higienização das embalagens, sejam elas garrafas, latinhas, caixas de papelão ou pacotes de biscoitos. Para tanto, a sugestão é usar água e sabão ou uma colher de chá de água sanitária diluída em um litro de água. “Precisamos quebrar a cadeia de contágio, por isso essas medidas são importantes”, destaca.

Em relação a frutas, verduras e folhas, a médica sugere que sejam lavadas com uma solução preparada com 1 colher de bicarbonato de sódio ou de água sanitária para um litro de água e sejam enxaguadas em água corrente em seguida.

Últimas notícias