metropoles.com

Conheça 3 chás estimulantes para substituir o café no início do dia

Bebidas ricas em cafeína ajudam a levantar o ânimo para iniciar as atividades do dia. Assim como o café, elas exigem moderação

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Getty Images
Foto de um copo com um líquido e sachê dentro
1 de 1 Foto de um copo com um líquido e sachê dentro - Foto: Reprodução/Getty Images

Logo depois de acordar, a maioria das pessoas sente a necessidade de tomar uma bebida estimulante, como o café, para espantar o sono e encarar o dia que vem pela frente.

Embora seja o queridinho dos brasileiros, o café não é o único com poderes para despertar o corpo e a mente. Alguns chás também são ricos em cafeína, substância que aciona o sistema de vigília, aumenta a atenção, a concentração e a memória, diminuindo a sonolência.

“As pessoas gostam dessas bebidas no início do dia para dar uma levantada na energia. Como muitos vão trabalhar, praticar atividades físicas, ou estudar, a cafeína colabora para a disposição matinal”, explica a nutricionista Bruna Salgado, que tem especialização em fitoterapia.

0

Consumo excessivo

A nutricionista funcional Janaína Caiado explica que o consumo diário e moderado de café ou qualquer bebida estimulante  é benéfico para o cérebro. Por consumo moderado, devemos entender o equivale a 2 ou 3 xícaras diárias da bebida.

Contudo, quando consumidos em grandes quantidades, os estimulantes podem ser prejudiciais à saúde. “Na dose certa, são excelentes aliados. A diferença entre o que é remédio e o que é veneno está na dose”, aponta Janaína.

De acordo com ela, essas bebidas geram uma secreção ácida no estômago, o que faz com que sejam contraindicas para quem tem úlceras ou sofre de gastrite, por exemplo.

“O consumo exagerado pode ter o efeito oposto ao esperado. Costumo recomendar o consumo de duas bebidas estimulantes ao dia, sendo uma pela manhã e outra cerca de duas horas após o almoço. Cabe ressaltar a importância de evitá-las após às 17h, pois podem afetar a qualidade do sono”, orienta.

Bruna Salgado acrescenta que o excesso também aumenta a ansiedade e interfere na absorção dos nutrientes, podendo ainda levar ao ganho de peso, especialmente se forem tomadas com açúcar.

“É importante ter uma alimentação saudável,  praticar atividades físicas e cuidar da qualidade do sono para que a necessidade de um estimulante seja cada vez menor. Aí você poderá curtir uma dose pequena de café e seus benefícios, sem estar sujeito aos malefícios”, recomenda Salgado. 

Confira 3 chás estimulantes:

  • Chá verde: bebida antioxidante e estimulante que também é fonte de cafeína;
  • Chai preto: comum na Índia, esta bebida é feita com chá preto, leite, e uma variedade de especiarias, como canela, gengibre e cardamomo. Também é fonte de cafeína e as especiarias potencializam seu efeito antioxidante;
  • Chá de gengibre: tem um efeito estimulante mais prolongado do que o do café. O aroma de gengibre é capaz de tirar o cansaço e dar ânimo. Ele é recomendado a estudantes que precisam se concentrar nos estudos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?