metropoles.com

Especialista dá dicas para evitar ganho de peso na menopausa

A endocrinologista Bruna Marisa indica alterações na rotina que ajudarão a contornar a fase caracterizada por mudanças hormonais

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
perder peso emagrecer
1 de 1 perder peso emagrecer - Foto: Reprodução

A menopausa é um período que traz mudanças com impactos significativos na qualidade de vida da mulher. As mudanças hormonais costumam estar acompanhadas deum ganho de peso e da perda de tônus muscular.

Tais perdas, no entanto, podem ser suavizadas com um estilo de vida saudável, que inclua a prática de exercícios físicos específicos para a manutenção ou ganho de massa muscular e hábitos alimentares que favorecem a aceleração do metabolismo.

A endocrinologista Bruna Marisa, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), afirma que as mudanças no corpo da mulher são naturais, pois fazem parte processo de envelhecimento.

“Não podemos culpar apenas a alteração hormonal como responsável pelo ganho de peso. Nessa fase, elas encontram mais dificuldades para queimar calorias, além da predisposição natural para modificações na tiroide e que vão agir diretamente no metabolismo, deixando-o mais lento”, explica.

A endocrinologista sugere algumas mudanças na alimentação para evitar o ganho de peso:

“Sempre indico uma alimentação equilibrada, como a dieta low carb, acompanhada de uma prática disciplinada de exercícios físicos. São duas coisas fundamentais para a mulher na fase da menopausa, não apenas para perder a barriga, mas para se manter em forma, como uma proposta de vida mais saudável”, afirma Bruna.

A pratica de exercícios aeróbios é indicada para a queima de gordura, alternando com exercícios físicos abdominais para o ganho muscular. A combinação ajuda a evitar o ganho de peso e aumenta a musculatura abdominal.

A menopausa também costuma provocar ondas de calor e suores noturnos, falta de libido ou diminuição no desejo sexual, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e da memória, insônia, irritabilidade, depressão e perda óssea.

Tais sintomas podem ser amenizados com Terapia de Reposição Hormonal (TRH) após a realização de exames indicados por um médico. Bruna alerta, no entanto, que o tratamento não deve ser usado como método para emagrecer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?