metropoles.com

Com dados da Covid-19 em xeque, Saúde vai lançar mais uma plataforma

Terceiro painel desde o começo da pandemia deve ir ao ar nesta terça (09/06) e pretende trabalhar com números em tempo real

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
fachada do ministério da saúde
1 de 1 fachada do ministério da saúde - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Muito criticado pela falta de transparência em relação aos números do coronavírus no Brasil nos últimos dias, o Ministério da Saúde afirmou, nesta segunda-feira (08/06), que uma nova plataforma de monitoramento será implementada a partir de amanhã (09/06).

Segundo o secretário executivo substituto do ministério, Élcio Franco, a terceira página de monitoramento desde o começo da pandemia tem a missão de divulgar os dados por data de ocorrência. No momento, a pasta usa a data de notificação: por isso, nem todos os óbitos divulgados aconteceram no mesmo dia, muitos são resultados de investigações de falecimentos que ocorreram há até três meses.

“Essa forma como vínhamos fazendo prejudica a análise. À medida que conseguirmos estabelecer um sistema com os municípios, para alimentar a base de dados, trabalharemos com a data correta para verificar a evolução real da curva“, explica Franco.

O modelo atual exige que os estados enviem os dados consolidados para a pasta, que cruza as informações com o sistema E-SUS. A intenção é que as unidades federativas usem a ferramenta virtual, que, além do número, também detalha informações como sexo, idade, início dos sintomas, comorbidades, etc.

A intenção é que mortes e casos confirmados divulgados diariamente sejam apenas os que realmente aconteceram em 24h. Porém, a pasta não explicou o que vai ser feito com os dados dos mais de 4 mil óbitos que seguem sob investigação. O novo sistema deve ser adotado assim que o ministério conseguir alinhar a divulgação com estados e municípios.

Recontagem e supernotificação
Ao contrário do que afirmava o empresário Carlos Wizard, cotado para a secretaria de ciência e tecnologia do ministério, Franco afirma que não há intenção de recontagem de mortes e que a pasta confia nos dados apresentados até agora: foram baseados em diagnósticos médicos e confirmados por testes.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?