metropoles.com

Aprenda a fazer saladas deliciosas que valem por uma refeição

Se incluírem os três grupos de macronutrientes – carboidratos, proteínas e lipídios, as saladas podem substituir o almoço ou o jantar

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Bem-te-vi-4
1 de 1 Bem-te-vi-4 - Foto: Divulgação

Depois que as marmitas voltaram ao dia a dia por razões de saúde, economia e praticidade, aquelas saladas completas que valem por uma refeição viraram opções muito bem-vindas para almoço ou jantar.

Mas como conseguir uma salada que não deixe o marmiteiro com fome meia hora depois? O segredo é juntar os ingredientes certos e, por isso, os três grupos de macronutrientes são obrigatórios na receita: proteínas, carboidratos e lipídios. “Eles garantem o bom funcionamento do corpo e, portanto, não podem ficar de fora das refeições principais“, ensina a coordenadora de Nutrição do Grupo Santa, Amanda Brugger.

Os carboidratos são encontrados em tubérculos como a beterraba, a cenoura e a batata doce. Também podem vir de algumas frutas, como maçã, tangerina e manga.

As fontes de proteína que funcionam bem em saladas são frango, queijos, peixes e ovos. Já os lipídios, também conhecidos como gorduras boas, podem vir do azeite, das castanhas ou de sementes, como a chia ou a de abóbora. “Para conseguir saciedade, é importante que os ingredientes estejam em equilíbrio”, ensina Amanda.

Se, por exemplo, a salada estiver pobre em carboidratos, é provável que a fome volte rapidamente, o que acaba atrapalhando o processo de perda ou de manutenção do peso.

A nutricionista Natália Murad, da Acuas Fitness, dá uma dica simples e importante: “Quanto mais colorida for a sua salada, mais nutrientes benéficos à saúde estarão ali”. Em relação aos ingredientes, ela lembra que embutidos e molhos prontos precisam ser evitados. “A ideia é fazer um prato saudável e equilibrado, então cancele peito de peru, presunto e apresuntado”, aconselha.

Para substituir os molhos prontos, use o azeite extravirgem ou óleo de coco, que pode ser acompanhado de vinagre e limão. Para acrescentar sabor, use salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, tomilho, alho e coentro.

A pedido do Metrópoles, a nutricionista Amanda Brugger criou duas opções deliciosas de saladas equilibradas:

Salada de abacate, abacaxi e salmão
Abacate, alface crespa e lisa, salmão defumado, gergelim, abacaxi, broto de feijão e cenoura.

Salada de folhas e frango
Batata baroa cozida, milho, pepino, frango desfiado, passas brancas, repolho roxo e alface crespa. Azeite e limão para temperar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?