Dicas sobre o que comer à noite para dormir bem e emagrecer

Alimentos leves no jantar evitam o aumento de peso e melhoram a qualidade do sono. Vitaminas, iogurtes e gelatinas são boas opções

iStock

atualizado 30/08/2019 20:31

Pequenas mudanças de hábitos fazem diferença na qualidade de vida. Para dormir melhor e ter uma digestão mais eficiente, evite refeições muito gordurosas no período da noite. Nem sempre é verdade que comer antes de dormir engorda, mas saber o que jantar para não ganhar peso é importante. Se a ingestão de calorias for muito elevada, o lanche antes de dormir pode aumentar a massa gorda e prejudicar o ganho de massa muscular.

A ceia deve ser dispensada caso o intervalo entre a hora do jantar e a de se deitar seja inferior a 3 horas. Bebidas como café, guaraná, chá preto ou refrigerantes com cafeína são estimulantes e, portanto, não colaboram para o descanso do corpo.

Para quem quer emagrecer, as refeições devem ser leves e com poucas calorias como, por exemplo, um copo de bebida de arroz, soja ou leite, um iogurte, uma vitamina de morango ou uma gelatina. Vitamina de abacate, banana com nozes ou leite com mel também são excelentes opções.

Bebidas com propriedades calmantes como, por exemplo, chá de camomila e suco de maracujá, são uma forma natural para se acalmar, relaxar e dormir melhor. Por vezes, um chá morno é o suficiente para diminuir a sensação de fome.

Se o objetivo é hipertrofia (recuperar e aumentar a massa muscular), é preciso investir em alimentos ricos em proteínas, como leite e derivados, ovos e carboidratos de baixo índice glicêmico. Outras opções são mingau de aveia, vitamina de abacate ou banana e iogurte com aveia, por exemplo.

(Com informações do portal Tua Saúde.)

Últimas notícias