Aprenda a fazer 5 exercícios para queimar a gordura na barriga em casa

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico durante as atividades físicas sem precisar usar equipamentos

atualizado 09/08/2022 17:06

Mulher sem camisa com uma das mãos na barriga enquanto a outra segura remédios- MetrópolesPeter Dazeley / Getty Images

Existem inúmeras maneiras saudáveis de eliminar aquela barriguinha a mais, que insiste em permanecer ali, comprometendo, muitas vezes, a sua autoestima. O segredo principal é apostar no famoso déficit calórico (consumir menos energia do que se gasta). Para isso, duas estratégias são necessárias: ingerir alimentos com poucas calorias e realizar atividades físicas para aumentar o consumo de energia.

Uma maneira de acabar com a barriga e otimizar os resultados é escolher os exercícios certos e combiná-los para potencializar ainda mais a perda de gordura.

Os principais exercícios para emagrecimento são aqueles que têm um caráter aeróbico, ou seja, que deixam o indivíduo bem ofegante e gastam muitas calorias. Um outro ponto a ser observado é que uma mesma atividade trabalhe de forma localizada a musculatura, para que também se ganhe massa muscular. Afinal de contas, quanto mais músculos, maior a quantidade de calorias gastas no dia a dia.

Vale reforçar que esses cinco exercícios para acabar com a barriguinha devem ser feitos no estilo HIIT, onde você dá o seu máximo e tem pequenos intervalos de descanso.

“Minha sugestão é fazer cada movimento por 30 segundos e descansar por 10 segundos caminhando de um lado para o outro. Se sobrar energia, repita o circuito até completar 15, 20 ou 30 minutos. Para finalizar a sequência, você pode dançar duas músicas que você adora, assim você solta o corpo e continua gastando calorias, o que torna o treino ainda mais gostoso”, destaca a educadora física Lana Pessoa, especialista em emagrecimento. Confira as dicas que ela separou:

5 exercícios para acabar com a barriguinha

1. Agachamento + salto

É um exercício poderoso para começar a sequência. A atividade é de alto gasto calórico, pois movimenta o corpo como um todo (pernas, abdômen e braços para dar potência na hora da subida) e também trabalha de maneira localizada, fortalecendo, principalmente, pernas e glúteos.

2. Corrida com joelhos altos

Na execução, não é preciso se preocupar tanto com a velocidade, mas sim em jogar o joelho bem alto e fazer a força no calcanhar no momento da subida. As corridas têm alto gasto calórico e, no momento em que se empurra o calcanhar pro chão para levantar o joelho, se potencializa a ação localizada nos glúteos.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias