Aprenda 4 exercícios além do abdominal para perder gordura na barriga

Treinador indica exercícios funcionais para fazer em casa e que ajudam a perder peso e tonificar o abdômen

atualizado 26/07/2022 13:38

Abdômen de mulherGetty Images

Um dos maiores desejos de quem quer perder peso é ter uma barriga retinha, sem gordura localizada. Entretanto, um dos maiores desafios para alcançar esse objetivo é eliminar os “pneuzinhos” na região da barriga e na cintura, o que geralmente exige a prática constante e persistente de exercícios abdominais.

Mas os abdominais não são o único tipo de exercício que pode trazer bons resultados para a região. O personal trainer Tim Liu indicou, no site Eat This, Not That, uma lista de atividades que podem ajudar na missão além dos tradicionais exercícios.

O instrutor e especialista em nutrição recomenda incorporar exercícios como corrida, burpee e pulo com agachamento à rotina. “Isso pode ajudar a desenvolver agilidade e força, acionar o sistema nervoso antes do treino e munir mais unidades motoras e fibras musculares”, escreve Liu. Ele explica que, para reduzir as gorduras localizadas, as atividades escolhidas devem ser feitas pensando em estimular a perda de calorias no corpo inteiro, o que trará melhores resultados do que tonificar apenas a região central.

Veja quatro exercícios que podem ser acrescentados à rotina de pessoas iniciantes e ajudam a perder calorias e gorduras abdominais:

1. Salto vertical

Esse exercício simples é excelente para queimar as gorduras na região da barriga, afirma o especialista. Para começar, fique posicionado com o peito aberto e os pés separados, alinhados com os ombros, e segure o abdômen. Mantenha o quadril e os braços para trás e posicione-se com as pernas flexionadas, fazendo um agachamento de 45°. Depois, pule o mais alto que conseguir, com os braços para cima. Ao voltar, pare com as pernas levemente flexionadas e depois retorne à posição original. Repita o exercício de oito a 10 vezes.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

2. Salto na caixa

O box jump, ou salto na caixa, é um exercício muito comum em academias de Crossfit, e é conhecido por causar receio nos iniciantes, que têm medo de cair ao executá-lo. Por isso, o treinador explica que é importante começar com uma caixa baixa e aprender a agachar perfeitamente antes de sair pulando. “Comece com uma caixa ou banco à distância de um braço. Mantenha seu abdômen contraído, jogue os braços para trás e fique em posição de agachamento. Depois, pule em direção à caixa e refaça a posição original. Antes de fazer outra repetição, volte a se posicionar com ambos os pés no chão. Repita de cinco a oito vezes.

3. Slam ball com rotação

Esse exercício também é popular na prática do Crossfit, e tem como objetivo auxiliar a função cardiovascular e estimular os membros superiores e inferiores. Ele ativa os músculos do core (região central do corpo) e dá força aos músculos do tríceps, quadríceps, trapézio e aos tendões.

Para começar, pegue uma bola e posicione seus pés alinhados com os ombros, com os dedos voltados para fora. Mantenha o peito aberto e o abdômen contraído; leve a bola para cima da cabeça, no lado direito ou esquerdo, formando um arco. Em seguida, jogue a bola com força no chão, flexionando o abdômen. Em seguida, repita o movimento, levantando a bola para o outro lado. Faça oito repetições de cada lado, alternadamente.

4. Supino com bola

Esse exercício é indicado para perder peso, pois tem o objetivo de isolar os membros superiores do corpo, como o peito, bíceps, tríceps, ombros, e fortalecer o abdômen. Comece deitando de barriga para cima e estique as pernas. Pegue uma bola e empurre-a para cima, alinhada com o peito, e mantenha os cotovelos direcionados para baixo. Uma variação desse exercício é jogar a bola para cima, o mais alto possível, depois de empurrá-la, e tente agarrá-la. Faça de oito a 10 repetições.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias