Pesquisa da UFMG busca voluntários que vivenciaram o luto

Estudo com perguntas on-line quer entender impactos da perda de entes queridos e contribuir para estratégias de acolhimento psicológico

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Matheus Espíndola (com uso de IA)
mulher triste chorando
1 de 1 mulher triste chorando - Foto: Matheus Espíndola (com uso de IA)

Belo Horizonte – Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão recrutando voluntários de todo o país para participar de um estudo que investiga os impactos do luto e as formas como as pessoas lidam com a perda de entes queridos. A pesquisa é voltada para quem vivenciou a morte de familiares ou pessoas próximas entre os anos de 2020 e 2025.

O trabalho, intitulado “Representações da morte entre o luto e o trauma (ReDGriT)”, é desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). A investigação é conduzida pela doutoranda Gislaine Leoncio Motti, sob orientação da professora Ingrid Faria Gianordoli.

Segundo as pesquisadoras, o objetivo:

é compreender como a experiência da perda influencia a forma como as pessoas ressignificam suas vidas, além de reunir informações que possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais sensíveis e eficazes de acolhimento e cuidado psicológico.

A participação ocorre por meio de um questionário on-line com duração média de 20 minutos. As perguntas abordam temas relacionados às reações diante da perda, espiritualidade e mecanismos utilizados para enfrentar situações de sofrimento, estresse e dor emocional.

A coordenação do estudo destaca que não existem respostas certas ou erradas e que os participantes devem responder com base em suas próprias experiências. A pesquisa é anônima e pode ser interrompida a qualquer momento.

De acordo com a UFMG, todas as informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins científicos, seguindo as normas éticas da pesquisa, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde.

Os interessados em colaborar ou obter mais informações podem entrar em contato com as pesquisadoras pelos e-mails: gisamotti@gmail.com e ingridfgian@gmail.com.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações