As mais bombadas: 7 receitas fáceis para fazer a Festa Junina em casa

Nada de passar o mês de junho em branco. Faça um arraiá no aconchego de casa e não deixe suas comidas típicas favoritas de fora

atualizado 21/06/2021 13:08

CanjicaDivulgação

Não é porque ainda não podemos nos aglomerar em volta da fogueira com muita música temática que ficaremos sem festa junina este ano. Vai ter quentão, canjica, cachorro quente e muito mais!

Reunimos sete receitas deliciosas típicas da época para que você possa comemorar em casa! Separe sua camisa xadrez, chapéu de palha e caia pra cozinha!

Canjica caseira

O que é esse mês de junho sem uma cremosa e aromática canjica? Confira a receita e prepare em casa.

Ingredientes

– 2 xícaras de milho para canjica
– 1 lata de leite condensado
– 3 xícaras de leite integral
– 2 xícaras de leite de coco
– 2 paus de canela
– 3 cravinhos

Preparo

Deixe a canjica de molho em água por 2 a 4 horas. Escorra, leve à panela de pressão e cubra com água. Deixe ferver por 30 minutos após pegar pressão, tire do fogo e deixe que saia a pressão. Na mesma panela, coloque o leite condensado, os leites, a canela e o cravo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio ou até que esteja com a cremosidade desejada.

vaca-atolada
Vaca atolada

Vaca atolada na panela de pressão

Quer entrar no clima das comidas típicas de festa junina? Que tal preparar uma vaca atolada quentinha? Seguindo esta receita, é possível fazer o prato em casa de maneira descomplicada. Veja o passo a passo:

Ingredientes

– 1 kg de costela bovina cortada
– 700 g de mandioca amarela
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 1 pimenta vermelho
– 1 xícara de molho de tomate
– salsinha
– 1 tomate
– 1 colher de sopa de vinagre
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1/2 xícara de salsinha picada
– sal e pimenta a gosto

Preparo

Corte finamente a cebola e o alho. Retire as sementes do tomate e do pimentão e pique em pequenos cubos. Corte a mandioca em pedaços pequenos e retire o fio interno.

Aqueça a panela de pressão, coloque a manteiga e doure a carne. Adicione o alho e a cebola, até que amaciem, adicione o pimentão e o tomate e mexa até que amaciem, adicione o vinagre, o molho de tomate e a mandioca. Tempere com sal e pimenta e coloque água até que cubra o preparo.

Tampe a panela e, quando pegar pressão, diminua para fogo baixo e deixe que cozinhe por 50 minutos. Retire do fogo e deixe que perca a pressão naturalmente. Abra, acrescente a salsinha e corrija o tempero. Sirva quente.

Quentão de vinho caseiro

O frio está chegando e com ele vem aquela vontade de tomar algo bem quentinho e aromático. Para isso não há receita melhor do que um saboroso quentão. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 2 xícaras de vinho tinto suave
– 1/2 xícara de cachaça
– 1 xícara de água
– 1/2 xícara de açúcar
– casca de um limão sem a parte branca
– casca de uma laranja sem a parte branca
– 1 canela em pau

Preparo

Deixe todos os ingredientes em uma panela em fogo médio até que levante fervura, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Sirva quente decorado com canela e laranja.

Curau de milho

Curau de milho da vovó

Um curau de milho cremoso é uma das comidas mais típicas da festa junina. Cheiroso e cheio de sabor, ele é mais fácil de fazer do que parece. Veja o passo a passo da receita:

Ingredientes

– 3 xícaras de milho verde fresco
– 1 xícara de leite integral
– 1 xícara de leite de coco
– 1/2 xícara de açúcar refinado
– canela em pó para polvilhar

Preparo

Processe no liquidificador os dois leites e o milho verde até que esteja bem homogêneo, passe a mistura em uma peneira fina ou pano e esprema bem (o bagaço pode ser utilizado para uma nutritiva farofa).

Leve ao fogo médio sempre mexendo, junto com o açúcar refinado. Quando levantar fervura, mexa por cerca de 5 minutos, até que fique cremoso. Sirva em potinhos, polvilhando com canela.

Carne-louca no pão
Carne louca

Sanduíche de carne louca descomplicado

O mês de junho não pode passar sem comidinhas de Festa Junina. Uma delas é a deliciosa carne louca, que desmancha na boca e rende um sanduíche muito gostoso. Confira o passo a passo da receita e aproveite:

Ingredientes

– 1/2 kg de músculo limpo cortado em pedaços não muito grandes
– 4 tomates sem sementes picados finamente
– 1 pimentão vermelho sem sementes picado finamente
– 1 cebola picada finamente
– 4 dentes de alho picados finamente
– 1 xícara de molho de tomate
– azeite a gosto
– 1 xícara de salsinha picada
– sal e pimenta do reino a gosto
– 6 pães franceses

Preparo

Em uma panela grande com azeite, sele as carnes, até que dourem. Acrescente o alho e a cebola. Quando estiverem macios, acrescente os pimentões e os tomates. Quando amaciarem, acrescente o molho de tomate, sal, pimenta e cubra de água.

Deixe cozinhar em fogo baixo, sempre preenchendo com água caso seque e mexendo o fundo, até que a carne se desfaça. Deixe que o molho reduza bastante se for rechear sanduíches. Corrija o tempero e adicione a salsa. Corte os pães como na foto, amasse seu miolo e recheie com a carne. Sirva quente.

Caldo verde
Caldo Verde

Caldo verde

Para muitos, o caldo verde é sinônimo de festa junina, mas trata-se, na verdade, de um prato tradicional da gastronomia portuguesa. De simples preparo e sabor delicioso, esta receita é perfeita para aquecer neste friozinho. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 4 batatas grandes sem casca e em cubos
– 2 dentes de alho finamente picados
– 1 cebola finamente picada
– 1 maço de couve picada em tiras finas
– 2 paios em rodelas ou cubos.

Preparo

Coloque metade do paio na panela em fogo médio e deixe que dourem. Em sua gordura, refogue o alho e a cebola, adicionando as batatas e cobrindo com água. Deixe cozinhar até que as batatas estejam cozidas, corrija o sal. Deixe esfriar.

Refogue o restante do paio em uma frigideira, acrescente a couve até que amacie e reserve. Processe 3/4 da couve com as batatas no liquidificador e devolva tudo para a panela, deixe levantar fervura, deixe que chegue no ponto que deseja (se quiser mais cremoso, cozinhe mais e, caso queira mais ralo, acrescente água), corrija o sal e sirva quente.

Cachorro-quente visto de cima sobre uma tábua de madeira em fundo branco
Cachorro quente

Cachorro quente perfeito

O cachorro quente consegue ser ao mesmo tempo um prato símbolo da cozinha afetiva e também motivo de debate: vai purê? Pasta de alho? Batata palha? Milho e ervilha? Bacon?

Enfim, cada um nutre o seu como achar melhor, mas um consenso para o bom cachorro quente é o molho. E aqui está nossa receita. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 6 salsichas
– 1 pimentão vermelho
– 1/2 cebola
– 3 dentes de alho
– 300 g de pasta de tomate
– 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
– sal e pimenta a gosto

Preparo

Pique finamente a cebola, o alho e o pimentão (sem sementes e sem a parte branca). Refogue primeiramente o alho e, antes que doure, adicione a cebola e o pimentão, jogue uma pitada de sal e mexa até que eles amaciem. Adicione as salsichas e o açúcar mascavo. Mexa bem. Por último, adicione a pasta de tomate, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 5 a 10 minutos. Corrija o sal e a pimenta e sirva quente.

Mais lidas
Últimas notícias