As mais bombadas: prepare 7 deliciosas receitas com carne de porco

Lombinho, filé, diferentes molhos e tem até preparo na AirFryer, confira

atualizado 04/06/2021 15:18

File suínoDivulgação

A carne suína é uma excelente opção de proteína para as refeições. Via de regra é mais magra que a bovina em todos os cortes, além de saborosa e versátil. Ao contrário do que é popularmente dito, não é uma carne “suja” ou “pesada”.

Atualmente os criadores certificados (das carnes encontradas em supermercados) são fiscalizados e apresentam segurança e qualidade. Confira as receitas!

Filé mignon com molho de champignons

Está em busca de uma deliciosa refeição que serve até quatro pessoas e é cheia de sabor? Aposte no filé suíno com molho cremoso de cogumelos e mostarda. Confira a receita e aproveite.

Ingredientes

Filé suíno
– 750g de filé mignon suíno
– 2 dentes de alho picados (10g)
– 2 colheres de sopa cheias de vinagre de vinho (40g)
– Sal, cheiro verde picado e pimenta-do-reino a gosto
– Manteiga e azeite a gosto para fritar

Champignons
– 4 colheres de sobremesa de manteiga (60g)
– 150g de champignons portobello fresco
– 2 colheres de sopa de cebola picada (30g)
– 2 colheres de sopa de molho de mostarda amarela (30g)

Preparo

Limpe a carne, seque e tempere com os ingredientes indicados. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Em uma panela com água fervente e sal, leve os champignons para ferver por 4 minutos. Retire, escorra a água e reserve. Em uma frigideira coloque a manteiga, junte a cebola e deixe dourar. Acrescente os champignons, refogue em fogo médio por 2 minutos. Apague o fogo, acrescente o molho de mostarda, misture e reserve quente.

Em uma frigideira ou chapa bem quente, acrescente um pouco de manteiga, um fio de azeite e leve a carne para fritar primeiro de um lado e depois de outro até que esteja dourada por fora, mas semi-cozida por dentro. Retire corte na transversal em fatias médias e leve-as de volta à frigideira ou chapa para acabar o cozimento. Retire e sirva acompanhado pelos champignons refogados.

Receita cortesia de Margarina Delícia.

pernil com abacaxi
Pernil com abacaxi

Pernil suíno com molho de abacaxi

Um almoço em família pode ser muito bem representado por aquele assado de fim de semana. Esta receita combina o sabor de um pernil com a acidez e dulçor do abacaxi. Confira e prepare.

Ingredientes

– Azeite extra virgem a gosto
– 1,5 kg de pernil de porco sem osso
– Sal, pimenta, pimentão e alho esmagado a gosto
– 1 copo de vinho branco
– 1L de suco de abacaxi
– 1 abacaxi maduro
– 50g de açúcar mascavo
– Tomilho a gosto

Preparo

Tempere o pernil com sal, pimenta, pimentão e o alho esmagado a gosto. Esfregue bem a carne com esta mistura. Regue o pernil com suco de abacaxi, o azeite e o vinho branco e deixe marinar (de preferência de um dia para o outro).

Aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma com folhas de alumínio (suficientemente compridas com as quais consiga embrulhar o pernil) e coloque-o em cima das folhas e em seguida cubra o pernil com fatias finas de abacaxi sem casca e o embrulhe com o papel alumínio Leve ao forno a 180ºC por cerca de 2 horas.

Ao fim de duas horas, desembrulhe o pernil e o deixe no forno para que fique dourado, pincelando ou regando com o próprio suco da carne. Enquanto o pernil terminar de dourar, corte o restante do abacaxi em cubos pequenos, aqueça o azeite em uma frigideira, junte o abacaxi em cubos, salteando por alguns minutos e acrescente o açúcar, deixando que este derreta e caramelize ligeiramente o abacaxi. Polvilhe com tomilho.

Sirva o pernil fatiado com o abacaxi em cubos caramelizados ao lado do pernil e uma salada.

Receita cortesia de Gallo.

Filé mignon suíno fácil

Saudável, o filé mignon suíno é um corte pouco conhecido pelo grande público. De preço acessível e com baixo teor de gordura, é uma proteína excelente para a sua refeição. Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes

– 8 bifes de filé suíno
-2 colheres de café de sal
– 1 colher de chá de gengibre em pó
– Pimenta do reino preta a gosto
– 2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Preparo

Tempere os bifes com o sal, a pimenta e o gengibre em pó. Em uma frigideira com o azeite aquecido, grelhe os bifes até dourar de maneira uniforme.

Receita cortesia de Oba Hortifruti.

Lombo com limão
Lombo cítrico

Lombo suíno cítrico

Um lombinho assado tem seu valor. Além de delicioso, caso não seja consumido todo em uma refeição, rende um excelente sanduíche frio para o lanche. Confira esta receita e aproveite.

Ingredientes

– 1 kg de lombo suíno
– 1 xícara de suco de laranja
– 1/2 xícara de água
– 1/2 xícara de vinho branco seco
– 3 dentes de alho moídos
– 1 colher de sopa de ramos de alecrim
– Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Misture os temperos no suco de laranja e na água. Em um refratário, coloque o lombo e a mistura de temperos. Cubra com papel alumínio e leve para assar.

Após 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe assando até que a carne fique dourada (mais 15 minutos aproximadamente).

Receita cortesia de Oba Hortifruti.

Lombo suíno com maçãs caramelizadas

Lombinho suíno é uma delícia e pode ficar ainda melhor se for acompanhado de maçãs caramelizadas. O dulçor suave delas quebra a gordura do porco, deixando o prato extremamente agradável. Confira a receita, que fica pronta em apenas 10 minutos:

Ingredientes (para 4 pessoas)

– 500 g de lombo de porco
– 4 maçãs em cubos
– 4 colheres de açúcar
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1/2 colher de café de cominho

Preparo

Tempere o lombo com sal e pimenta do reino. Em uma frigideira em fogo alto, doure todos os lados do porco e o leve ao forno já aquecido a 200ºC por cerca de 10 minutos. Não lave a frigideira.

Enquanto o porco assa, na frigideira onde selou o porco, coloque a manteiga e o açúcar e mexa até que ele se dissolva. Adicione as maçãs e siga mexendo em fogo baixo, com cuidado para que não desmanchem. Se necessário, acrescente água.

Retire o porco do forno, corte em quatro fatias iguais e cubra com as maçãs. Sirva imediatamente.

suíno air fryer
Filé suíno na air fryer

Filé de porco na AirFryer

Nada como preparar uma refeição gostosa, prática e sem trabalho. Esta receita de filé de porco temperado feito na air fryer é ideal para quem está em busca de algo descomplicado. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 500g de filé mignon suíno (pode ser lombo ou copalombo também)
– 3 dentes de alho finamente picados
– 1 pimenta dedo-de-moça média, sem sementes, finamente picada
– 6 galhos de tomilho finamente picados
– azeite, sal e pimenta

Preparo

Corte a carne de porco em cubos, misture com todos os temperos em uma tigela. Aqueça a fritadeira em 200ºC, coloque a carne e abra a cada sete minutos para mexer. Retire quando dourar e sirva quente.

Últimas notícias