As mais bombadas: 6 receitas quentinhas para saborear no inverno

O frio chegou a praticamente todas as regiões do país. Que tal vencê-lo com essas deliciosas receitas?

atualizado 28/06/2021 13:03

chocolate quente em uma xícaraUnsplash

Chega de sofrer com as noites frias sem poder aglomerar. Nada como uma barriga cheia e quentinha para combater o inverno. As receitas vão de caldos a suflê, passando por bebidas quentinhas. Prepare todas em casa e delicie-se.

Chocolate quente cremoso fácil
O chocolate quente é uma excelente companhia num dia frio. Essa receita fica supercremosa e aromática, certamente vai se tornar a sua favorita. Veja o passo a passo:

Ingredientes para 2 pessoas

– 2 xícaras de leite integral
– 1 xícara de chocolate amargo ou meio amargo picado
– 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1 canela em pau (opcional)
– 2 sementes de pimenta caiena (opcional)

Preparo

Coloque em uma panela todos os ingredientes, menos a essência de baunilha. Mexa até que levante fervura, baixe o fogo e remova a canela e a pimenta caiena após 30 segundos fervendo. Deixe cozinhando até que fique cremoso. Sirva imediatamente e se desejar, com chantili.

caldo verde

Caldo verde simples

Para muitos, o caldo verde é sinônimo de festa junina, mas trata-se, na verdade, de um prato tradicional da gastronomia portuguesa. De simples preparo e sabor delicioso, esta receita é perfeita para aquecer neste friozinho. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 4 batatas grandes sem casca e em cubos
– 2 dentes de alho finamente picados
– 1 cebola finamente picada
– 1 maço de couve picada em tiras finas
– 2 paios em rodelas ou cubos.

Preparo

Coloque metade do paio na panela em fogo médio e deixe que dourem. Em sua gordura, refogue o alho e a cebola, adicionando as batatas e cobrindo com água. Deixe cozinhar até que as batatas estejam cozidas. Corrija o sal. Deixe esfriar.

Refogue o restante do paio em uma frigideira, acrescente a couve até que amacie e reserve. Processe 3/4 da couve com as batatas no liquidificador e devolva tudo para a panela, deixe levantar fervura, deixe que chegue no ponto que deseja (se quiser mais cremoso, cozinhe mais e, caso queira mais ralo, acrescente água), corrija o sal e sirva quente.

chocolate souffle
Suflê de chocolate

Suflê de chocolate com só 3 ingredientes

Suflê de chocolate é uma sobremesa clássica e muito gostosa. Servido quente, ele consegue ser aerado e cremoso, com aquele sabor bem chocolatudo. Prepará-lo é fácil, basta seguir esta receita. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 140 g de chocolate amargo
– 1/3 de xícara de açúcar
– 4 ovos

Preparo

Separe as claras das gemas e as bata em neve, reserve. Em um recipiente, derreta o chocolate em banho maria, incorpore as gemas e o açúcar e misture bem. Incorpore primeiramente um pouco das claras em neve a essa mistura, para aerar a textura, depois acrescentar o restante das claras em neve e incorpore em movimentos envolventes, sem perder muito ar. Leve a potinhos untados com manteiga e açúcar, sem enchê-los por completo, deixando um dedo de distância da borda. Asse em fogo já aquecido a 190ºC por cerca de 10 minutos ou até que cresçam.

Quentão de vinho tinto

O frio está chegando e com ele vem aquela vontade de tomar algo bem quentinho e aromático. Para isso não há receita melhor do que um saboroso quentão. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 2 xícaras de vinho tinto suave
– 1/2 xícara de cachaça
– 1 xícara de água
– 1/2 xícara de açúcar
– casca de um limão sem a parte branca
– casca de uma laranja sem a parte branca
– 1 canela em pau

Preparo

Deixe todos os ingredientes em uma panela em fogo médio até que levante fervura, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Sirva quente decorado com canela e laranja.

Creme-de-Palmito

Sopa cremosa de palmito

Está em busca de uma sugestão leve para o jantar? Que tal essa deliciosa receita de creme de palmito pupunha? Veja o passo a passo e sirva com torradas:

Ingredientes

Creme
– 1/2 cebola grande picada
– 1 tolete de palmito pupunha
– 1 colher de sopa de manteiga
– 750 ml de caldo de legumes/frango caseiro
– Louro
– 1/2 colher chá sal

Vinagrete
– 1 pimenta dedo de moça
– 1/2 xic de pimenta biquinho em conserva
– 1/2 maço de orégano fresco
– Pimenta do reino quanto baste

Preparo

Creme
Descasque o palmito pupunha e corte em rodelas grossas. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, acrescente as rodelas de pupunha e deixe dourar levemente. Acrescente o caldo, o louro e o sal e deixe cozinhar até o palmito ficar bem macio. Retire o louro e liquidifique tudo até virar um caldo homogêneo. Acerte o tempero se necessário. Reserve.

Vinagrete
Retire as sementes da pimenta dedo de moça e pique em cubos pequenos. Pique também a pimenta biquinho. Misture-as com as folhas de orégano, o sal, pimenta do reino e azeite até formar um molho untuoso. Sirva o creme de pupunha com o vinagrete e pão torrado.

Receita cortesia de Smart Temperos.

Suflê de brócolis
Suflê de Brócolis

Suflê de brócolis

Brócolis é um vegetal versátil e saboroso. Se você busca adicionar o alimento em sua rotina, que tal apostar em uma receita prática e rápida? O suflê de brócolis é a pedida ideal. Confira o passo a passo:

 Ingredientes

– 4 ovos separados em claras e gemas
– 3 colheres de sopa de queijo ralado
– 4 colheres de sopa de leite
– 1 xícara de chá de brócolis
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de pimenta do reino moída

Preparo

Em uma batedeira ou em uma tigela com fouet bata as claras em neve. Em outro recipiente misture as gemas, o queijo e o leite. Adicione o brócolis e tempere com sal e pimenta. Em seguida, acrescente as claras em neve. Porcione em potinhos individuais e leve a mistura ao forno já aquecido a 180°C por 15 minutos. Retire do forno e sirva.

Receita cortesia de Grano Alimentos.

Mais lidas
Últimas notícias