*

O verão escaldante não é motivo para deixar de beber café: no máximo, o coffee lover muda drasticamente a temperatura na xícara. Cada vez mais popular no Brasil, o cold brew é um método de extração a frio do grão, que pode ser consumido puro ou em drinques elaborados.

Não é preciso ser especialista no assunto para preparar o próprio cold brew. Tradicionalmente, misturam-se em uma garrafa 10 gramas de café especial de moagem grossa – se você não tiver moedor em casa, solicite o serviço na sua cafeteria favorita – com 100ml de água mineral ou filtrada. A combinação deve descansar na geladeira entre 12 e 18 horas e, depois disso, deve ser coada em um filtro de papel ou na prensa francesa. A bebida dura até uma semana na geladeira.

iStock

O cold brew pode ser encontrado em diversas cafeterias em Brasília e é uma receita fácil de fazer

 

A receita também pode ser elaborada com água de coco: basta substituir a medida do líquido. Para beber puro, muitos baristas recomendam usar grãos mais frutados e florais. Se você quiser testar receitas com a bebida, é uma boa ideia escolher cafés com notas achocolatadas e amendoadas.

A convite da Coffee & Joy, distribuidora de cafés especiais, a coffee lover Aline Carbonera elaborou alguns drinques com o cold brew.

Veja as receitas na galeria: