Chocolate bar: Rubato traz a Brasília o conceito inovador e delicioso
No subsolo da cafeteria Antonieta (708/709 Norte), a loja fabrica e vende esse amado derivado do cacau

Abre em Brasília o primeiro chocolate bar do país. Como foi com os cafés especiais, o produto à base de cacau agora entra na mira de gastrônomos e empresários que desejam explorar o produto de forma mais profunda e profissional com este conceito inovador: a partir do método bean-to-bar (do grão à barra).
Pioneira na cidade e, bem provavelmente em todo o território nacional, a investir nesse modelo, a Rubato Chocolate Bar funciona no subsolo da cafeteria Antonieta, na 708/709 Norte. O local ainda está em processo de finalização da produção e do ambiente para atender ao público a partir de março. O Metrópoles teve acesso em primeira mão aos bastidores da produção de chocolate da Rubato, que é fábrica, confeitaria, bar e será, também, escola de formação de chocolatiers.
“Aqui você tem a experiência completa do chocolate”, diz o chocolatier, chef e professor de gastronomia Gustavo Maragna, que criou a marca em sociedade com a pesquisadora e gastrônoma Giuliane Pimentel e o empresário e colecionador de vinil Bruno Richelieu. Este último vai contribuir também com a trilha sonora da casa.
“A ideia do chocolate bar é ser um local com acesso a toda a confeitaria, cerveja à base de nibs de cacau e outras bebidas. Queremos que as pessoas tenham contato com o chocolate não industrializado, feito do grão do cacau até a bomboneria”, complementa Gustavo.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Na Rubato Chocolate Bar, haverá um balcão onde são vendidos chocolates, mas será possível degustar toda uma variedade de produtos, de bombons a drinques à base do nobre derivado de cacau, num lounge ao som da vitrola. Músico, Gustavo Maragna batizou a marca com o termo cunhado do léxico teórico da música clássica: tempo rubato (algo como um desvio no andamento da canção).
Bean-to-bar
Até há pouquíssimo tempo, em Brasília, não havia sequer uma grife de chocolate a trabalhar com o método conhecido como bean-to-bar (do grão à barra). A pioneira nesse conceito foi a loja La Barr, em Águas Claras. A Rubato soma-se a um movimento, ainda muito inicial, de fortalecer a cultura de trabalhar o chocolate desde a amêndoa de cacau, cultivada em sistema agroflorestal em fazendas no sul da Bahia.
“Com o bean-to-bar, a gente pode controlar toda a cadeia de produção do chocolate: da fermentação e torrefação, ao refino, temperagem, e os produtos finais, às barras de chocolate e aos bombons”, define Maragna.
Em parceria com a La Barr e outros produtores de cacau e entusiastas, a Rubato inicia um processo de criação e fortalecimento da cultura de produção de chocolates bean-to-bar.
Rubato Chocolate Bar
Na 708/709 Norte, bloco G, loja 20, subsolo. Atendimento ao público a partir de março



