Brasileiros levam insumos nacionais a Campeonato Mundial do Pão

Trio de padeiros vai representar o Brasil contra outras 15 equipes durante torneio em Nantes, na França

JP Rodrigues/MetrópolesJP Rodrigues/Metrópoles

atualizado 08/10/2019 20:01

O Brasil vai participar pela quinta vez do Campeonato Mundial do Pão, sediado em Nantes, na França. A equipe canarinha será formada por Johannes Roos, embaixador do pão e técnico de fermentação natural da Puratos,  Fernando de Oliveira, campeão da seletiva Puratos Mondial du Pain na Fipan 2018 ; e Lucas Mariano, auxiliar técnico de padeiro. A competição acontece de 20 a 22 de outubro.

Serão 16 países participantes, que deverão apresentar pães de diferentes tipos, feitos com insumos característicos de cada nação. As equipes serão avaliadas por um júri técnico especializado na área de panificação, e serão avaliadas em diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.

Divulgação
Johannes Roos, Fernando de Oliveira e Lucas Mariano: a equipe brasileira do Campeonato Mundial do Pão 2019

A equipe brasileira vai levar oito tipos diferentes de pães, além de folheados, pão biológico, brioches em trança e um sanduíche. Serão exatas 10 horas de competição, divididas em preparo na véspera e execução no dia da competição. O tema do campeonato de 2019 é esportes.

Todas as equipes deverão apresentar, por fim, uma peça artística feita com a deliciosa mistura de água, farinha e sal. Oliveira adiantou a temática que vai dar a tônica da apresentação brasileira: todos os pães serão baseados na cultura indígena e, para a escultura final, deverá representar um índio com um arco e flecha, tendo os Jogos dos Povos Indígenas como inspiração.

Últimas notícias