metropoles.com

2020: estudo prevê banana, laranja e churros nos lanches salgados

Sabores nada convencionais apareceram como tendências para os lanchinhos e snacks nas prateleiras de mercados brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Stephanie Struder/Unsplash
Laranja
1 de 1 Laranja - Foto: Stephanie Struder/Unsplash

A empresa de inovação em alimentos Kerry previu, em seu relatório anual, que os brasileiros devem se interessar por combinações inusitadas na cozinha em 2020. Entre as tendências em ascensão para sabores de lanches salgados, estão aromas como cranberry, banana, laranja e até mesmo churros.

O relatório publicado pela empresa irlandesa utiliza desempenho de vendas, tendências do consumidor, influências no foodservice e experiência interna em culinária e mixologia para prever os sabores para o ano que se inicia.

“A sede por experiências de sabor inesperadas e inspiradas na procedência continua a atrair o interesse do consumidor em alimentos e bebidas”, comentou Roberta Viglione, gerente de marketing de taste da Kerry na América Latina. “Sabores convencionais em determinadas categorias estão surgindo em outras. Por exemplo, o grupo de doces continua a se misturar com o de bebidas, inspirando os perfis de sabores um do outro, como os florais, as inspirações alcoólicas e os aromas de sobremesa”, citou. 

Entre os doces, aparecem sabores inusitados como gengibre e, em tendências ainda mais recentes, pimenta, milho verde e tâmaras. Nas refeições salgadas, os brasileiros devem se interessar cada vez mais por sabores nada tradicionais na gastronomia nacional como tahine, pimenta caiena e gengibre grelhado. Por outro lado, a feijoada voltou a ganhar destaque.

O estudo divide as bebidas em duas categorias: de um lado, as lácteas e quentes, de outro, as geladas e água. No primeiro grupo, aparecem tendências inusitadas a serem combinadas com leite ou preparadas em altas temperaturas: kombucha e água de coco se unem a frutas e legumes, como limão, uva, kiwi, beterraba e alecrim.

Por fim, a parte de águas e bebidas geladas prevê que os brasileiros vão se interessar mais por coentro, salsa e especiarias como cravo, canela e anis. Os sabores florais também aparecem nessa categoria, do hibisco ao dente-de-leão.

Compartilhar notícia