Rota da Cafeína: conheça a programação da terceira edição do evento

Entre debates sobre o ciclo produtivo e campeonatos para leigos e profissionais, o evento acontece de 17 a 25 de maio

Hugo Barreto/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 02/05/2019 17:52

Com a temática “Do pé à xícara: os processos de qualidade do café especial”, a terceira edição da Rota da Cafeína se propõe a demonstrar como cada elo do ciclo agroindustrial do café influencia no resultado para o consumidor final. O evento acontece de 17 a 25 de maio nas unidades do Ernesto Cafés Especiais.

A programação começa às 18h da primeira sexta-feira (17/05/2019) de evento, no Ernesto da 108  Norte, com uma palestra sobre cafés especiais com Priscila Pinho. Em seguida, a barista Luciana Araújo vai ministrar um curso do método pernambucano Koar: a ideia é promover, no dia 25, um campeonato do procedimento entre leigos.

No sábado e no domingo (18 e 19/05/2019), o papo continua na unidade da 115 Sul: nos dois dias, às 9h, a casa promove um curso – em duas partes – de percepção sensorial de cafés especiais, ministrado pelas pesquisadoras Veronica Belchior e Fabiana Carvalho. No sábado, Veronica ainda dará uma palestra sobre a química do café. A tarde de domingo reserva um flash day com tatuadores da cidade.

De segunda (20/05/2019) a quarta-feira (22/05/2019), a programação envolve cursos que começam sempre às 18h. O primeiro dia terá uma palestra com Fabiana sobre o café e seus sabores, na Asa Norte. No dia seguinte, também na unidade Norte, uma oficina de extração no melita com Mariana Mesquita. O papo de quarta fica por conta de João Pedro Freitas, proprietário da Aha! Cafés, sobre plantio, pós-colheita e torra do grão, na Asa Sul.

Na quinta-feira (23/05/2019), o já tradicional Thursday Night Throwdown (TNT) acontece na unidade do Ernesto da Asa Norte, às 21h. No dia seguinte, às 18h, o mestre de torra da Wolff Café Luciano Salomão vai falar sobre a moagem, etapa importante para uma extração de qualidade da bebida.

O último fim de semana de evento será na 115 Sul. No sábado (25/05/2019), Luciana Araújo volta a ministrar um curso, dessa vez sobre preparos caseiros, às 9h. A jornalista Kelly Stein, do podcast Coffea, vai mediar duas palestras sobre café, às 15h e às 17h. Às 19h, começa a Copa Koar, voltada para leigos que aprenderam o método com Luciana na semana anterior.

O domingo (26/05/2019) reserva a mesma programação da véspera, mas o campeonato é outro: o Ernesto vai desafiar baristas da cidade a extrair o melhor café no melita, um coador que os profissionais tendem a não usar no dia a dia. Às 21h, começa a festa de encerramento. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

Últimas notícias