metropoles.com

BRB assumirá, em 60 dias, parte de serviços prestados pelo Detran

O Banco de Brasília será responsável por ações como emissão de multas, segunda via de documentos e da CNH, entre outros

atualizado

Compartilhar notícia

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Fachada Detran-DF
1 de 1 Fachada Detran-DF - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O Banco de Brasília (BRB) vai assumir serviços hoje prestados à população pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), como a emissão de segunda via de documento, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de multas, além da transferência de veículos. Horas após o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciar a mudança, o BRB começou a fase de planejamento do processo.

A instituição financeira calcula que começará a prestar esses serviços em 60 dias. A previsão é modernizar todo o sistema do Detran, dar opções de o usuário resolver os problemas pelo celular, além de mudanças nas estruturas físicas. “Vamos seguir o modelo do Sistema de Bilhetagem Automática. Vamos modernizar as lojas e prestar um serviço de melhor qualidade”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O anúncio sobre a mudança foi realizado por Ibaneis Rocha nessa quarta-feira (19/02/2020), diante das reclamações da população sobre a má qualidade dos serviços prestados pela autarquia. Os usuários reclamam das filas para atendimento, que chegam a ultrapassar duas horas, e das constantes quedas de sistema.

Assim, o governador optou pela mudança, seguindo a mesma tática adotada para a bilhetagem, quando tirou a função do antigo DFTrans e a delegou ao BRB.

Segundo o GDF, a ideia é transferir a maior quantidade possível de serviços financeiros para o banco, dentro dos limites legais, a exemplo de pagamentos.

Na ocasião, o chefe do Executivo local também anunciou o nome do novo diretor-geral do órgão: o procurador do DF Zélio Maia da Rocha. Ele entra no lugar de Alírio Neto, que havia sido exonerado, a pedido, na semana passada.

Servidores

Ainda não foi divulgado se haverá alguma mudança no quadro de servidores do Detran ou como eles atuariam nesse processo de mudança. O Metrópoles entrou em contato com o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-DF) e o presidente da entidade, Fábio Medeiros, disse acreditar que o BRB será só mais uma opção para o usuário.

“A gente não tem conhecimento do projeto, mas assumir o atendimento seria além da terceirização, seria ‘quarterizar’ o atendimento do Detran, o que não é possível. Penso que seja uma medida para facilitar as formas de pagamento para que o cidadão não precise ir ao Detran. Seria uma opção, mas ainda não tivemos acesso ao projeto, isso tudo é suposição”, ressaltou.

Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação do Detran-DF informou que as questões sobre as mudanças só poderão ser respondidas pela autarquia com a chegada do novo diretor-geral. Segundo a comunicação, reuniões entre o GDF e o BRB, definirão os encaminhamentos necessários.

Problemas

A autarquia reconheceu que o sistema vem apresentando inconsistências devido a falhas internas e na comunicação com outros sites públicos.

“Essas inconsistências atrasam a realização dos serviços de transferência de propriedade de veículos, transferência de unidade da Federação, emissão de Certificado de Registro do Veículo (CRV) e de Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), alteração de características no veículo e troca de placa para o padrão Mercosul”, disse.

O Detran informou ainda que tem trabalhado em outras frentes para reduzir as filas nos postos de atendimento. “Na última semana, instituímos um grupo de trabalho para discutir a possibilidade da implantação do autoatendimento (totens), com a finalidade de oferecer serviços relativos aos setores de veículo e habilitação e que possam ser realizados sem que o usuário precise passar por um atendente”, disse a assessoria.

Senhas de retorno

Além disso, o Detran disse ter algumas medidas para agilizar o atendimento. A autarquia considera a distribuição de novas senhas de retorno uma solução para os problemas.

“Desde o início da semana, nos momentos em que ocorrem problemas no sistema, os atendentes estão distribuindo senhas de retorno para que os usuários sejam atendidos no dia seguinte, sem a necessidade de nova senha. Além disso, os servidores estão anotando os dados dos usuários que precisam apenas emitir o documento, para que a equipe faça a impressão assim que o sistema voltar e o cidadão faça a retirada posterior, sem fila.”

O Detran afirmou ainda ao Metrópoles que dispõe de um portal em que 14 serviços podem ser realizados de forma on-line, sem que seja preciso se deslocar a um posto. “Outra opção é o Projeto Detran nas Cidades, que é unidade de atendimento móvel. No veículo, a população pode imprimir boletos, emitir o CRLV, alterar o endereço, fazer comunicado de venda e parcelar débitos”, completou.

Colaborou Victor Fuzeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?