metropoles.com

Ibaneis se desculpa por falhas no Detran. BRB assumirá serviços

Ainda não há detalhes sobre quais serão as atividades transferidas, mas governador citou iniciativa bem-sucedida com a bilhetagem

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ibaneis-no-Hmib
1 de 1 Ibaneis-no-Hmib - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu transferir os serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para o Banco de Brasília (BRB). Diante das reclamações da população sobre a má qualidade dos serviços prestados, o emedebista optou pela mudança, seguindo a mesma tática adotada para a bilhetagem, quando tirou a função do antigo DFTrans e delegou para a mesma instituição financeira.

Segundo o GDF, a ideia é transferir a maior quantidade possível de serviços financeiros para o BRB, dentro dos limites legais, a exemplo de pagamentos. A exemplo da emissão de uma segunda via de pagamento. O departamento jurídico ainda avalia quais poderão ser realocados no banco.

O chefe do Executivo local também anunciou o nome do novo diretor-geral do órgão: será o procurador do DF Zélio Maia da Rocha. Ele entra no lugar de Alírio Neto, que havia sido exonerado, a pedido, na semana passada.

“Eu peço desculpas à sociedade do DF, aos motoristas pelos problemas, mas nós estamos em um trabalho de transição para melhorarias”, afirmou Ibaneis. De acordo com o titular do Palácio do Buriti, o BRB tem tecnologia para melhorar a prestação de serviços para a população.

“Espero que seja como no caso da bilhetagem, que foi uma solução que atendeu à população. Isso foi comprovado com o retorno às aulas. Que a gente tenha uma solução definitiva no que diz respeito ao Detran”, enfatizou.

Ibaneis fez a declaração na manhã desta quarta-feira (19/02/2020), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após assinatura de termo de cooperação para aterramento de linhas de luz. A medida necessária para a construção da Avenida das Cidades, também conhecida como Interbairros e Transbrasília.

“O Detran é um problema que nós temos há muito tempo. Nós estamos trocando as empresas de tecnologia. Porque o Detran, basicamente, não tinha base tecnológica para atender a população do DF”, frisou o governador.

Tecnologia

Ibaneis não deu muitos detalhes sobre os serviços que serão mudados. “Nós vamos transferir toda a parte de balcão. Toda essa tecnologia, para que o BRB nos ajude nessa parte tecnológica. Trazendo tudo para smartphones, celulares. Trazendo mais modernidade e condições para atender os motoristas do DF”, explicou.

Quando as funções do DFTrans passaram para a instituição financeira, o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) começou a ser gerido pelo BRB. Assim, o banco ficou responsável por confecção, manutenção de cadastros, geração, distribuição e comercialização dos cartões, além de informações inerentes ao sistema. E criou também um aplicativo para facilitar a vida dos usuários.

Reclamações

Cidadãos reclamam de problemas com sistema do Detran-DF pelo menos desde a semana passada. “O sistema vem apresentando inconsistências devido a falhas internas e na comunicação com outros sites públicos. Essas inconsistências atrasam a realização dos serviços de transferência de propriedade de veículos, transferência de Unidade da Federação, emissão de Certificado de Registro do Veículo (CRV) e de Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), alteração de características no veículo e troca de placa para o padrão Mercosul”, explica o órgão à reportagem.

De acordo com nota enviada ao Metrópoles, o Detran afirmou que possui oito unidades de atendimento e trabalha em seis postos do Na Hora, com um total de 14 postos para a população. Nesses postos, trabalham 242 funcionários em serviços relacionados a veículos e habilitações. “O Detran realiza cerca de 5 mil atendimentos por dia”, afirma o texto.

O órgão informa ainda que atua em outras frentes para reduzir as filas nos postos de atendimento da Autarquia, como a formação de um grupo de trabalho para discutir a possibilidade da implantação do autoatendimento (totens). Desde o início da semana, nos momentos de problemas no sistema, os atendentes distribuem senha de retorno para o dia seguinte.

Os servidores também anotam os dados dos usuários que precisam apenas emitir o documento. Assim, ele não precisa enfrentar fila para retirada posterior. O Detran também chamou a atenção para a prorrogação até o dia 28 de fevereiro no vencimento da taxa de licenciamento.

“Gostaríamos de reforçar que o Detran dispõe de um Portal de Serviços, onde 14 serviços podem ser realizados de forma on-line, sem que seja preciso se deslocar a um posto, e outra opção é o Projeto Detran nas Cidades, que é unidade de atendimento móvel”, conclui a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?