Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Veja qual deve ser a intensidade do treino de quem tem fibromialgia

A musculação é uma das atividades recomendadas no tratamento da doença

atualizado 07/06/2021 11:22

iStock

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa reumática que provoca aumento da tensão muscular e, quando não tratada adequadamente, causa fortes dores musculares e nas partes moles articulares (tendões e ligamentos).

Por vezes, esses incômodos são tão fortes que incapacitam a pessoa de realizar tarefas cotidianas.⁣ A incidência do quadro tem crescido muito, especialmente com os altos níveis de estresse.

⁣Quando se fala de exercício para pessoas que sofrem com a fibromialgia, a musculação é uma das atividades recomendadas no tratamento, porém, existe um certo receio por parte de pacientes e profissionais do quanto intenso esse treino pode ser.

Isso porque existe o risco do treino de musculação desencadear uma crise, afinal, o que seria para a maioria das pessoas uma simples dor muscular tardia se torna excruciante em indivíduos com a doença.⁣

⁣Desse modo, é interessante encontrar uma dose mínima de intensidade que possa promover benefícios com segurança, principalmente em pessoas sedentárias.

Recentemente, foi realizada uma pesquisa com 80 mulheres com fibromialgia, submetidas a treinos de musculação durante 16 semanas com intensidade de 45% de 1RM, ou seja, bem abaixo dos padrões recomendados para pessoas saudáveis.

Ainda assim, essa intensidade foi capaz de aumentar a força muscular e diminuir a dor dos pacientes submetidos aos treinos de musculação. Esses resultados são incríveis, pois permitem prescrever o treinamento inicial em uma dose tolerável e eficiente.⁣

Mais uma vez, fica comprovado que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.

Mais lidas
Últimas notícias