Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Estrutura das empresas públicas na pauta de Ibaneis Rocha (MDB)

O governador eleito dedicou o sábado (17/11) a reuniões sobre a estrutura e o funcionamento de órgãos como Terracap, Caesb, Ceb e Metrô

atualizado 17/11/2018 21:59

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) dedicou o sábado (17/11) a conhecer a estrutura das empresas comandadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Entre elas, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô).

O emedebista já definiu os nomes que irão chefiar a CEB e a Terracap. A presidência da primeira será do ex-administrador do Lago Sul Wander Azevedo. Já a Terracap continuará com o atual gestor, Júlio César Reis. Até o momento, Reis é o único integrante da gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB) que será mantido pelo governador eleito. Os demais nomes para o comando das empresas públicas devem ser anunciados na próxima semana.

“Convidei pessoas em quem eu confio e conhecem por dentro as empresas. Quero entender melhor as estruturas, saber como funciona”, afirmou Ibaneis ao Metrópoles.

A pauta das reuniões do próximo domingo (18) será saúde. Está previsto um encontro do governador eleito com o ex-secretário da pasta Jofran Frejat (PR) sobre a criação de um grupo para avaliar os problemas em relacionados ao assunto na capital do país. Como mostrou o Metrópoles, o futuro chefe do Executivo local disse que desse grupo sairá o nome do chefe da Secretaria de Saúde durante sua gestão.

Também participarão dos trabalhos o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro Cacalcante, o deputado eleito Jorge Vianna (Podemos), representante dos técnicos de enfermagem; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF),  Carlos Fernando; e a superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, Núbia Welerson Vieira.

Cúpula

Desde quando foi eleito, em 28 de outubro, até essa quarta-feira (14), o próximo chefe do Executivo local anunciou 18 integrantes do primeiro escalão do futuro governo.

Confira:

Secretário da Fazenda: André Clemente;

Secretário de Habitação: Mateus de Oliveira;

Secretário de Obras: Izídio Santos;

Secretária da Mulher: Éricka Filippelli;

Secretário de Educação: Rafael Parente;

Secretário da Casa Civil: Eumar Novacki;

Secretário de Comunicação: Weligton Moraes;

Secretário de Justiça: Gustavo Rocha;

Secretário de Meio Ambiente: Sarney Filho;

Secretário de Segurança: Anderson Torres;

Controlador-geral do GDF: Aldemario Araújo Castro;

Comandante-geral da Polícia Militar: coronel Sheyla Sampaio;

Diretor-geral da Polícia Civil: delegado Robson Cândido;

Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): Laerte Bessa;

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar: coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos;

Diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF): Fabrício Moura;

Presidente da CEB Distribuidora: Wander Azevedo;

Presidente da Agência de Desenvolvimento (Terracap): Júlio César Reis.

Últimas notícias