metropoles.com

Moro participará de filiação de integrantes do MBL ao Podemos em SP

Ato foi marcado para o dia 26, no auditório da Fecomercio, e oficializará a adesão de Sergio Moro à candidatura de Arthur do Val ao governo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/MBL
O ex-juiz Sergio Moro posa com integrantes do MBL durante um congresso organizado em São Paulo
1 de 1 O ex-juiz Sergio Moro posa com integrantes do MBL durante um congresso organizado em São Paulo - Foto: Divulgação/MBL

O ex-juiz Sergio Moro confirmou presença na cerimônia de filiação de todos os integrantes do MBL ao Podemos. O ato será organizado no dia 26 deste mês, no auditório da Fecomércio, em São Paulo. O senador Alvaro Dias também foi convidado para o evento.

O Podemos vinha trabalhando para arrumar um palanque para Moro em São Paulo. No momento, não existe acordo para alinhar os projetos presidenciais do ex-juiz com o do tucano João Doria, o que afastou o Podemos da chapa que Rodrigo Garcia organiza para a disputa do governo paulista.

A entrada do MBL no Podemos indica que o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, levará a candidatura ao governo até o fim. O grupo também lançará o deputado estadual Heni Ozi Cukier para o Senado e terá direito a indicar o seu primeiro suplente.

O MBL prepara para o início de fevereiro uma viagem de Moro e Arthur do Val por São Paulo. Os eventos contarão com participações de outros integrantes do grupo. O deputado federal Kim Kataguiri pediu a desfiliação ao DEM para se juntar ao Podemos. O vereador Rubinho Nunes, que sairá candidato à Câmara, deixará o PSL para ingressar no partido.

Os interesses imediatos de ambas as partes aceleraram as conversas. O Podemos espera que Moro turbine as intenções de voto em São Paulo para crescer nas próximas pesquisas eleitorais. Já o MBL estava em situação delicada desde que a direção nacional do Patriota deu autonomia para os estados apoiarem os candidatos à Presidência, o que abriu a brecha para diretórios aderirem a Lula ou a Bolsonaro.

Segundo pessoas envolvidas na negociação, a presidente do Podemos, Renata Abreu, garantiu ao MBL que o partido manterá o apoio à candidatura de Arthur do Val se Moro abandonar a corrida presidencial. O MBL também terá poder de veto nas filiações que o Podemos fará em São Paulo para as disputas da Câmara e da Assembleia Legislativa.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações